Uma vergonha para o Brasil em Nova York – Égua-moleque-tu-é-doido!

Bolsonaro e negacionistas comem pizza Nova York: é uma vergonha ver essa turma representando o Brasil na Assembleia Geral das Nações. Uma vergonha!

Bolsonaro é uma vergonha. Bolsonaro me envergonha. Bolsonaro envergonha o Brasil.

Por força do meu ofício de jornalista, e mais ainda, porque gosto de política internacional, sempre acompanhei os pronunciamentos de presidentes brasileiros na abertura da Assembleia Geral da ONU. Faço isso desde os anos 1980. Parei de assistir nos últimos três anos, desde que esse cidadão começou a desgovernar o Brasil. Bolsonaro é tosco. Não sabe ler.

Visivelmente, percebemos que não entende o que lê. O conteúdo de seu discurso é trágico (aliás, onde você já viu um bom discurso negacionista?).

Agora, em Nova York, causa-nos vergonha vê-lo cavalgando (pelas próprias pernas) pelas ruas de Nova York sem estar vacinado. Causa-nos vergonha vê-lo rodeado de negacionistas, comendo uma pizza do lado de fora porque não está vacinado, daí não poder frequentar a parte interna de restaurantes.

Causa-nos vergonha vê-lo sendo admoestado publicamente pelo prefeito de NY, Bill de Blasio, porque não está vacinado. Causa-nos vergonha que Bolsonaro se encontre com um líder, como o britânico Boris Johnson, e vê-lo respondendo que não foi vacinado porque sua imunidade está alta.

Aliás, na conversa com Johnson, Bolsonaro deveria ter deixado sua covardia de lado e sido sincero completamente. Em vez de responder apenas que não foi vacinado, deveria ir adiante em suas confissões escabrosas.

Deveria dizer:

Também não uso máscara; também debocho da ciência; também causo aglomerações no meu país; também me atrasei de propósito na compra de vacinas; também jamais entrei num hospital para apertar a mão de um doente de Covid; também meu governo tentou comprar uma vacina indiana, em operação que envolveu oferecimento de propinas; também eu não fiz absolutamente nada, portanto prevariquei, quando fui informado que havia corrupção correndo solta no Ministério da Saúde; e querem saber mais? Eu sou mesmo um genocida. E daí?”

É assim que Bolsonaro deveria ter respondido. Sem vergonha das consequências. Até porque, Bolsonaro, repita-se, é uma vergonha para o Brasil.

Fonte: Espaço Aberto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *