UNA e comunidades afrodescendentes começam a se mobilizar para o Encontro dos Tambores

una1

Comunidades e grupos de afrodescendentes começam a se organizar para o Encontro dos Tambores de 2015, que acontece anualmente na segunda quinzena de novembro, sob a coordenação da União dos Negros do Amapá (UNA). Mais de 50 comunidades participam do evento, em homenagem à Zumbi dos Palmares, levando para o anfiteatro do Centro de Cultura Negra do Amapá (CCNA), a cultura do marabaixo, batuque, zimba, sairé e tambor de crioula.

A programação do Encontro dos Tambores acontece desde 2006, e integra a Semana da Consciência Negra, de responsabilidade do Governo do Estado, que reúne todas as manifestações culturais e religiosas de raízes africanas, como cultos afros, capoeira, danças tradicionais, hip-hop, entre outras. O Encontro dos Tambores inicia com a Missa dos Quilombos, e segue com as apresentações das comunidades, que durante quatro dias mostram sua cultura e tradições. O Concurso Mais Belo e Bela Negra também é organizado pela UNA.

una11

Nas últimas semanas, na sede do CCNA, as comunidades começaram a se mobilizar para organizar, junto com a UNA, para que a programação ocorra dentro do planejamento. O presidente da instituição, Iury Soledade, explica que toda a programação é pensada de acordo com as necessidades de melhoria da festa e discutida com as lideranças. “Estamos ouvindo as comunidades, para que os erros não se repitam e os participantes tenham um bom suporte e se apresentem de acordo com a expectativa do público”, disse.

A ordem de apresentação das comunidades foi definida através de sorteio. Todos os anos o Governo do Estado viabiliza a apresentação dos grupos e realização da festa, incluindo alimentação, translado e hospedagem, e o diálogo entre GEA e UNA está na fase inicial. “Temos consciência das dificuldades do Estado, mas o governador sabe da importância deste festejo tradicional, assim como da quadra junina, carnaval e ciclo do marabaixo. Mas os grupos também realizam programações para angariar recursos. Estamos aguardando a continuação das conversas com o Governo do Estado”.

Texto e fotos: Mariléia Maciel – Jornalista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *