Unacom passará a ser denominada “Luzair Costa” em homenagem a paciente falecida em 2016

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CJR) aprovou o relatório e opinou pela aprovação do projeto nº 003/2017 de autoria do deputado Pedro DaLua, que Denomina “Luzair Costa” a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom). O projeto segue para votação em plenário.

Luzair faleceu em 1º de setembro de 2016 aos 74 anos e vinha lutando há vários meses contra um câncer que iniciou no pâncreas. A doença só foi detectada no ano passado, o que retardou o tratamento. O câncer de pâncreas não apresenta sinais específicos, o que dificulta o diagnóstico precoce. Os sintomas dependem da região onde está localizado o tumor, e os mais perceptíveis são: perda de apetite e de peso, fraqueza, diarreia e tontura.

O relator do projeto foi o deputado Dr. Furlan. Na Justificativa, DaLua defendeu que várias unidades homenageiam profissionais de saúde mas poucos são os pacientes que emprestam seus nomes a estes espaços. Além disso, em seu relatório o Dr. Furlan destacou que “a homenageada possuiu uma conduta honrada, com um currículos de extensas experiências em busca de um atendimento humanizado”.

Dona Luzair foi mãe do advogado Lucivaldo Costa (chefe do núcleo de Defensoria Pública em Porto Grande), Ronaldo Costa (servidor público estadual e pastor evangélico), Heraldo Costa (juiz de direito da Comarca de Tartarugalzinho e idealizador do projeto Casamento Comunitário), Leidelene Costa (professora), Lenildo Costa (sargento da Polícia Militar), Edinaldo Costa (enfermeiro, advogado e serventuário do TJAP), Elienaldo Costa (contador, ex-secretário de obras em vários municípios), Renivaldo Costa (jornalista e sociólogo), Renilda Costa (advogada e ex-secretária de Estado da Saúde) e Heráclito Junior (administrador e servidor dos Correios). Além dos 10 filhos, tinha 39 netos e 8 bisnetos.

Gabinete do Deputado Pedro DaLua
Assessoria de Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *