Unacon Luzair Costa recebe doação da família de ex-paciente que dá nome à unidade

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Luzair Costa (Unacon), que funciona dentro do Hospital das Clínicas Alberto Lima, celebrou seus 10 anos de existência de uma forma diferente nesta segunda-feira, 19. Familiares da paciente que dá nome à unidade realizaram uma ação social e entregaram doações de equipamentos para auxiliar a quem busca atendimento contra o câncer.

A unidade recebeu aparelhos de pressão arterial digitais, aspirador cirúrgico, contínua para nebulização contínua de pacientes, oxímetro de pulso, kit umidificador para oxigênio e máscara dentre outros insumos. A entrega foi feita por dois filhos de Luzair Costa, Renivaldo e Katiane. Luzair, que faleceu em 2016, aos 74 anos, foi paciente da Unacon. Em 2017, por iniciativa dos deputados Pedro DaLua e Antônio Furlan, teve seu nome incorporado à unidade.

O relator do projeto de lei à época foi o deputado Dr. Furlan. Na Justificativa, DaLua defendeu que várias unidades homenageiam profissionais de saúde, mas poucos são os pacientes que emprestam seus nomes a estes espaços. Além disso, em seu relatório o Dr. Furlan destacou que “a homenageada possuiu uma conduta honrada, com um currículo de extensas experiências em busca de um atendimento humanizado”.

De acordo com Katiane Costa, a ideia é realizar outras ações. A proposta de comprar os equipamentos surgiu a partir de um pedido dos próprios funcionários, em razão das limitações orçamentárias existentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *