UNDERGROUND GANHA FORÇA COM MAIS UM PROJETO SONORO

Por Clarice Ventura

O underground tucuju ganha força com mais um projeto sonoro conduzido por Leal Cajari e Carlos Haussler. Trata-se da formação de parcerias para produção de música autoral.

Para esta primeira empreitada foram convidadas figuras insignes do underground amapaense, entre elas, Ruan Patrick (guitarrista e vocalista da Stereovitrola), Herleson Freitas (baixista da Resistência Pública) e Carlos Haussler (baterista da Rancor HC).

A primeira música produzida por meio dessas parcerias parte das provocações geopolíticas de Leal Cajari e Ruan Patrick, mesclando a diversidade linguística a elementos sonoros de vanguarda, inspirados pelo pós-punk e pela variedade da música percussiva regional. A letra da música conta, de forma fragmentada, uma saga que envolve muitas comunidades amazônicas, capturadas pelo sonho de prosperidade que se desmancha com o passar do tempo.

Esta música deu origem também ao nome do projeto – fértil quintal. Foi gravada e produzida por Ppeu Ramos na Casa Poliphonic. Ela faz, de maneira sagaz, uma crítica ao megaempreendimento de exploração mineral iniciado no Amapá nos idos de 1957.

“seremos uma linda Company Town / seremos um imenso fértil quintal”

Para promover este trabalho autoral, o projeto sonoro fértil quintal está produzindo um videoclipe tendo, como uma de suas locações, as ruínas dos trilhos que faziam o transporte de minérios de Serra do Navio a Santana. Na captação de imagens, o projeto fértil quintal conta com a participação de Fábio Fernandes (imagens), Carlos Haussler (roteiro, imagens, fotografia, produção e direção) e Ronaldo Rony (roteiro e produção). Para compor o videoclipe, alguns convidados muito especiais para atuar como personagens: Davi Borralho e Ronaldo Rony, além do próprio Leal Cajari. Como ainda estão captando imagens para o clipe, haverá outras participações, tanto na atuação em cena quanto na edição final do trabalho.

Para quem curte o bom e velho Rock and Roll, fértil quintal entrará para a história do underground amapaense, por sua originalidade e identificação com a vanguarda da música tucuju.

Escute aqui a música:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *