Unidades de saúde realizam ações de prevenção no Dia Nacional de Combate à Hipertensão

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu diversas ações de prevenção e alerta para a população. O intuito é sensibilizar os usuários sobre o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado nesta quinta-feira, 26. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) oferecem na sua rotina serviços voltados ao tratamento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial.

Na UBS Congós, os pacientes, além de passarem pelos atendimentos médicos como consultas, aferição da pressão e vacinação, receberam orientações nutricionais para prevenir a pressão alta. “Trouxemos opções para que eles aprendam a preparar sal de ervas, substituindo o convencional. Além disso, também estão sendo oferecidas no decorrer da semana orientações sobre o uso adequado da medicação, descontinuidade do tratamento, alimentação e atividade física”, comentou a coordenadora do Programa de Doenças Crônicas, Tatiana Vidal.

O aposentado Manoel Lima, 69 anos, é hipertenso e realiza o acompanhamento há seis anos. “Quando eu descobri a hipertensão, não seguia as orientações. Como não apresentava sintomas, não via a necessidade de tomar a medicação regularmente. Foi a insistência da Equipe de Saúde da Família que me fez entender os riscos da doença. Hoje, com o acompanhamento semanal que eu realizo, ganhei mais qualidade de vida”, declarou.

Em Macapá, de acordo com o relatório da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), a hipertensão atinge 30% da população. Deste total, 50% são idosos e 5% crianças e adolescentes. A intensificação das atividades de rastreamento acontecerá até as primeiras semanas de maio, com aferição de pressão arterial, testes de glicemia, orientação nutricional e o incentivo à prática de atividades físicas. Nesta sexta-feira, 27, as atividades acontecerão no bairro Novo Horizonte.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508
Fotos: Dayane Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *