Unifap oferece curso de especialização em Defesa e Segurança do Amapá

Unifap-220x2051

O colegiado de Relações Internacionais da Universidade Federal do Amapá (Unifap) torna público a oferta do curso de Especialização em Defesa e Segurança do Amapá (Cedes/AP). As inscrições podem ser efetuadas de 04 a 20 de janeiro de 2016, no endereço eletrônico www.unifap.br/depsec. O Cedes/AP é financiado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), no âmbito da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp).

Para concorrer a uma das 40 vagas disponíveis, o candidato deve possuir diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso superior em qualquer área do conhecimento devidamente registrado em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC); e ser profissional da ativa da área de segurança pública (policial civil, policial militar, bombeiro militar, guarda municipal, profissional de perícia forense, policial federal, policial rodoviário federal ou agente penitenciário federal/estadual).

A especialização terá carga horária de 420 horas distribuídas ao longo de 15 meses, aos sábados pela manhã e tarde, com previsão de início em 20 de fevereiro. Segundo o coordenador do curso, professor Tiago Luedy, dadas as particularidades do Amapá, percebeu-se a necessidade de fornecer aos servidores da área de segurança pública conhecimentos teóricos e ferramentas práticas para que possam compreender e atuar nos problemas e dilemas das questões de segurança no Amapá.

“Mesmo sem ligação rodoviária com o restante do país, o Amapá é estratégico nacionalmente tanto por seus recursos naturais, quanto por ser um caminho de integração do Brasil com o norte da América do Sul e Caribe. Esse fator gera benefício e problemas típicos de áreas de fronteiras”, explicou o coordenador.

Para instrumentalizar o debate acerca do tema, o curso foi estruturado em torno de uma matriz de disciplinas que envolvem desde abordagens conceituais em segurança e defesa, até tópicos de prevenção, mediação e resolução de conflitos, passando por discussões de poder, fronteiras e transfronteirização. O processo seletivo será composto de avaliação escrita, análise curricular e entrevista. O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado em 02 de fevereiro.

Universidade Federal do Amapá
Assessoria Especial da Reitoria
3312-1704 / 981369676

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *