Unifap publica Edital de Convocação de Perda de Vagas

entrada1 (1)

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) publicou hoje (05) o Edital de Convocação de Perda de Vagas, que alerta os acadêmicos que correm o risco de serem desvinculados dos cursos de graduação da instituição em função da interrupção dos estudos por quatro semestres consecutivos, ou cinco intercalados.

A medida possibilitará a oferta das vagas ociosas para serem ocupadas pela sociedade por intermédio do Processo Seletivo Simplificado (PSS), conhecido também como “Vestibulinho”, que terá edital publicado entre o dia 15 e 20 de abril. O Edital de Convocação de Perda de Vagas é o primeiro passo para a promoção do PSS.

Identificados os acadêmicos que estão em situação de perda, a Comissão avalia e julga os recursos. Os que não se manifestam no tempo estipulado para recurso no edital perdem a vaga. São 707 alunos que se enquadram nos critérios de desligamento. A lista pode ser acessada em http://www.unifap.br/public/index/view/id/7268

O PSS abre a oportunidade para as pessoas que estejam cursando oriundas de faculdades particulares, detentores de diploma de nível superior e estudantes da Unifap que queiram mudar de curso. “É importante que a Universidade tenha todos os seus assentos preenchidos. Quando isso não acontece, significa que nós não estamos devolvendo à sociedade o mesmo quantitativo investido em número de profissionais para o mercado de trabalho”, explicou a reitora Eliana Superti, ressaltando ainda que preencher essas vagas é questão de responsabilidade com o dinheiro público.

A reitora da Unifap argumenta que é fundamental disponibilizar as vagas ociosas para a sociedade, pois os custos com as vagas não ocupadas geram a mesma despesa. “Ao longo do semestre, por motivos pessoais, casos de doenças ou apenas falta de interesse, inúmeras vagas ficam inativas. Apesar dessa evasão, os custos para manter o Restaurante Universitário, professores em sala de aula e toda a dinâmica administrativa da universidade não diminui. Então, uma sala de aula com 50 ou 30 alunos tem o mesmo custo para os cofres públicos”, pontuou a reitora.

sebo

Vagas

Vinte e dois cursos contam com vagas disponíveis. Dentre eles, Ciências Sociais (licenciatura e bacharelado) é o que apresenta o maior número, 88 no total. Geografia (bacharelado) figura como o segundo no quadro de vagas com 60. O curso de Letras possui apenas um acadêmico com possibilidade de perda da vaga. Cursos novos não apresentam acadêmicos em situação de desligamento, pois não possuem tempo de funcionamento para se enquadrar na resolução 002/2014 que versa sobre a perda de vaga.

Alunos convocados devem apresentar defesa no prazo de quinze dias

O Edital de Convocação de Perda de Vagas funciona como aviso para os estudantes que, porventura, estejam em situação de desligamento tenham a oportunidade de apresentar defesa escrita no prazo de quinze dias corridos, a contar da data de publicação do edital convocatório.
O afastamento de estudantes ocorre quando houver a interrupção dos estudos por quatro semestres consecutivos, ou cinco intercalados, de acordo com o que prevê a resolução 002/2014 de 04 de março do Conselho Superior Universitário (Consu).

O trancamento, a não efetivação da matrícula semestral e o coeficiente de rendimento do período letivo igual a zero são consideradas formas de interrupção.

Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
Assessoria de Comunicação
3312-1704
Kleber Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *