Unifap recebe mostra de cinema sobre direitos humanos nesta quinta (24) e sexta (25)

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) recebe nesta quinta e sexta-feira, 24 e 25 respectivamente, a Mostra Cinema em Movimento – Circuito Universitário, que exibirá filmes e promoverá debates sobre direitos humanos em instituições de ensino de todo o Brasil. Os filmes “Betinho – A Esperança Equilibrista”, “Humano – Uma Viagem pela Vida” e “Nunca Me Sonharam” serão exibidos no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP), em sessões gratuitas e abertas ao público em geral, seguidas de debates.

A abertura da mostra ocorrerá às 18h do dia 24 de maio, com a apresentação teatral de Maurício Maciel, acadêmico de Teatro da Unifap. Logo depois, será exibido o filme “Humano – Uma Viagem pela Vida”, seguido de debates com a professora Camila Ilário. Na sexta-feira, 25, serão duas sessões: às 13h, no Bloco de Enfermagem, é a vez do filme “Betinho – A Esperança Equilibrista” e debate com a professora Marina Bittencourt; e às 18h, no Bloco de Letras e Artes, a mostra finaliza com o documentário “Nunca Me Sonharam” e palestra com a professora Camila Ilário.

“Essa mostra tem como objetivo principal fomentar, no ambiente acadêmico, o diálogo e a reflexão sobre questões de interesse nacional e histórico abordadas nas obras a serem exibidas. Mais do que uma simples exibição de filmes, a mostra é um espaço de ampla comunicabilidade, constituindo-se em um eficaz instrumento de divulgação e multiplicação de mensagens”, diz Luciana Boal, diretora geral do projeto.

A Mostra Cinema em Movimento – Circuito Universitário foi criada em 2000 pela produtora carioca MPC Filmes e executada em conjunto com o Instituto Cultura em Movimento (ICEM). Mais informações: 98115-3566

Confira a programação e sinopse dos filmes:

Dia 24 de maio (quinta-feira)

18h – Anfiteatro da Unifap

Filme “Humano – Uma Viagem pela Vida” (Dir. Yann Arthus-Bertrand / França / Documentário / 2015)

O documentário reúne depoimentos de pessoas de todo o planeta sobre situações de suas vidas. São mais de 110 entrevistas feitas com pessoas em 65 países, entre anônimos e personalidades, como Bill Gates e o ex-presidente uruguaio José Mujica. Entre os temas abordados, estão o amor, a agricultura, a homossexualidade e a migração.

Dia 25 de maio (sexta-feira)

13h – Bloco de Enfermagem

Filme “Betinho – A Esperança Equilibrista” (Dir.Victor Lopes /Brasil / Documentário / 2015)

O filme aborda a vida do sociólogo e ativista Herbert de Souza, que nos anos 80 foi contaminado pelo HIV. Betinho narra a sua saga, entre depoimentos de amigos e parentes que nos revelam um personagem essencial na História do Brasil.

18h – Auditório do Bloco de Letras e Artes

Filme “Nunca Me Sonharam” (Cacau Rohden /Brasil / Documentário / 2017)

Os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do ensino nas escolas públicas do Brasil. Estudantes, gestores, professores e especialistas discutem uma reflexão fundamental e urgente sobre o valor da educação.

Serviço

Mostra Cinema em Movimento – Circuito Universitário

Dias 24 e 25 de maio de 2018, no campus Marco Zero do Equador (Rod. Juscelino Kubitschek, km 2, bairro Jardim Marco Zero, Macapá-AP). Gratuita. Informações: 98115-3566.

Assessoria de comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *