V Congresso de Jornalismo da UNIFAP discute a violência urbana na contemporaneidade

2016-03-15_15.47.44

A abertura do V Congresso de Jornalismo da UNIFAP (CONJU) ocorre nesta quarta-feira (16) e a programação segue até o dia 18. O evento traz o tema “Jornalismo Contemporâneo e Violência Urbana” com o objetivo de discutir a violência urbana e a produção da mídia na construção desta realidade. As palestras do V CONJU ocorrem no Departamento de Letras, Artes e Comunicação da UNIFAP.

A abertura oficial do evento conta com a presença da Drª. Márcia Barros Ferreira Rodrigues, com a palestra “Violência Urbana, Mídia e Sociedade: os processos de criminalização no Brasil”. Atualmente, a palestrante exerce o cargo de Professor Associado IV na Universidade Federal do Espírito Santo, pelo Departamento de Ciências Sociais, e atua como Coordenadora do NEI – Núcleo de Estudos e Pesquisas Indiciárias da UFES, além de Consultora em Violência Urbana e Segurança Pública.

Sobre a Palestra, a professora explicou que é importante explanar a ideia de que a violência não é um fenômeno novo na formação social brasileira, onde devemos, como sociedade, fazer a pergunta de qual é o “lugar” político do debate sobre a violência nos dias de hoje.

“Partindo da postura metodológica do paradigma indiciário, indicamos algumas pistas para responder a indagação proposta. A metodologia utilizada é a da “escuta” de sinais, norteada por uma análise de conjuntura histórica que conjectura a partir do que denominamos de sintomas sociais, com destaque especial para as relações de poder e o papel das mídias na sociedade contemporânea.”

Durante os três dias de congresso, o V CONJU oferecerá palestras, oficinas e minicursos, apresentação de trabalhos científicos, festival experimental e exposição e concurso fotográfico.

Inscrições e informações sobre a programação completa estão disponíveis no site do evento: www.vconju.wix.com/unifap

Fonte: Agência de Comunicação Experimental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *