Vacina contra gripe: Município inicia imunização para mais um grupo prioritário

A Prefeitura de Macapá iniciou nesta segunda-feira, 24, mais uma etapa da vacinação contra a gripe. Desta vez para o grupo prioritário composto por crianças de seis meses a menores de cinco anos, grávidas, puérperas, idosos e população indígena. As pessoas que compõem esse grupo têm até 5 de maio para procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e se imunizar.

No período de 17 a 21 de abril aconteceu somente para os profissionais de saúde, onde, de acordo com a Coordenação Municipal de Imunização, mais de seis mil trabalhadores foram vacinados. “Tivemos uma boa cobertura vacinal dos trabalhadores, mais de 65% das pessoas que compõem o grupo. Os profissionais que não se imunizaram ainda podem procurar a sua unidade de trabalho ou aguardar o dia D de Mobilização [13 de maio]”, explica a coordenadora de Imunização, Jorsette Cantuária.

Este ano, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estabeleceu cronograma para cada grupo prioritário, a fim de evitar filas nas unidades. “Eu vim logo e me surpreendi porque foi rápido. Essa divisão foi boa, pois evitou a aglomeração de pessoas no posto”, comenta a aposentada Cleonice Moraes.

Após a conclusão desse grupo prioritário, de 8 a 26 de maio inicia a vacinação para portadores de doenças crônicas, professores, profissionais do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar documentos, como laudo médico, receita, carteirinhas dos programas de saúde, prescrição médica ou outro que comprove a sua condição clínica para receber a vacina.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *