Valeu, Nilson. Até a próxima vez!

Homenagem do artista Andrew Punk

Sou razoavelmente bom em escrever textos de parabéns, mas não obituários. Difícil demais falar da passagem de amigos. Na noite de ontem (16), o competente advogado, pai apaixonado de dois moleques lindões, marido dedicado, contrabaixista (membro fundador da banda The Malk), maçon, flamenguista, amante de rock’n’roll, um dos maiores fãs de Cure e Smiths que conheço e brother das antigas da galera, Nilson Montoril Júnior, partiu para as estrelas.

Nilson no canto inferior esquerdo. Foto: arquivo de Elton Tavares

Nilson tinha vencido a Covid-19, após muitos dias de batalha, mas sofreu um infarto e partiu. Eu não era seu amigo de infância, como muitos queridos em comum e nem nunca fui de andar com o Montoril.

Gostava do cara, mas nem sempre foi assim. Na verdade, no final dos anos 90, tínhamos uma antipatia recíproca, natural de gordos boçais e metidos a besta (risos). Adroaldo e Adriano, amigos dele e meus também, sabiam.

Nilson no palco, tocando ao lado do Adriano. Foto: arquivo de Elton Tavares

Certa vez, perguntei ao Adroaldo: “Qual o motivo de vocês andarem com um cara genioso, brigão, safo, porém arrogante?”. O “Astro” disse: “Ele é amigo. Você precisa conhecê-lo melhor”. Realmente, o Nilson, ou “Maisena”, era um cara porreta. E todos os defeitos que eu enxergava nele eram também meus, do mesmo jeitinho. Claro que era rixa abestada, vencida pela convivência e amigos em comum. Sua lista de feitos nobres em prol dos amigos é extensa.

Foto: arquivo de Elton Tavares

Depois, o Montoril virou brother. Mesmo assim, discordávamos quase sempre. Aprendi a gostar dele. E acredito que ele de mim. Em 2004, ele e outros amigos fundaram a The Malk, a melhor banda cover de rock anos 80 e 90 que tivemos no Amapá. A gente ia aonde os caras tocavam. Bons tempos aqueles. Ele era uma espécie de Paul McCartney do grupo: meio rabugento, mas essencial para a organização de shows, ensaios e, consequentemente, sucessos que fizeram na época.

The Malk. Foto: arquivo de Elton Tavares

Lembro dele tocando em aniversários de amigos, no Liverpool, em boates. A gente sempre tava lá. Lembro quando ele se uniu ao Evandro e abriram o escritório de advocacia. Sempre torci pelo sucesso deles. Lembro dele brigando com o Adriano por ter esquecido algum instrumento ou com alguém da banda por um erro, após dias de ensaio. Ele sempre queria fazer o melhor. Tenho lembranças dele me convidando para entrar na Ordem Maçônica ou para um CarnaRock, convites que sempre recusei. O Nilson sabia dos meus motivos, mas não desistia de tentar me incluir.

Nilson com a gente, antes do show do Morrissey. Brasília (DF) – 2015. Foto: arquivo de Elton Tavares

Nos encontramos no show do Morrissey, em Brasília (DF), em 2015. Após um bom tempo, foi legal conversar com o cara de novo. Já no ano passado, a The Malk se reuniu e fez um Tributo ao The Cure. Quando cheguei no Bar do Vila, local da apresentação, Nilson disse:”porra, pensava que tu não vinha”. Como eu poderia deixar de ir? A música sempre nos uniu.

The Malk, em show antológico de 2019. Foto: arquivo de Elton Tavares

Cheguei a conversar com o brother no dia 8 de novembro. Nunca imaginaria que seria o último papo. A verdade é que o Montoril tinha personalidade, não queria e nem tentava ser legalzão e mesmo assim e era “considerado”. Sim, a gente gostava dele. Era um cara muito inteligente, profissional, responsável e absurdamente louco por sua família e amigos.

Minhas sinceras condolências ao professor Nilson, pai dele (amigo de meu avô e de minha família), sua mãe, irmã Débora, sua esposa Aneliza, aos seus filhos Lucas e Gustavo, estendo aos demais familiares e amigos enlutados.

Com o Nilson, em 2016, no TRE/AP.

Posso viver muito, mas nunca vou me acostumar com a partida de alguém querido. Quando chega o momento, sempre concordo com o escritor Mario Quintana: “a morte chega pontualmente na hora incerta”. Imagino como estão os seus amigos que eram mais amigos dele do que eu. Se aqui já doeu, alvará neles. Li o post do Marco Leal no Facebook e doeu mais um pouco. É assim mesmo.

A morte do Nilson dói, pois além da partida de um cara bacana, morre parte do passado, de nossas memórias afetivas. O fato é que sentiremos saudades. Hoje é um dia Triste. Até a próxima vez, Montora. Que tu sigas na paz e pela luz.

Elton Tavares

  • Lindo e sincero relato! Mas o Nilsinho não precisava ir assim. Sem se despedir. Sem contar uma boa história. Mas, na sua teimosia de sempre, preferiu partir sem nos avisar, lembrando-nos da ligeireza da vida, só pra nos provar e passar na nossa cara que ele sempre tinha sempre razão.

  • Sabia que ia me dar um ralho ou um elogio quando usava um tom maior ou menor, respectivamente. “Porra meu cunhado”!
    P.s.: gostei da caricatura, mas farei a observação que ele faria: Ele não curtia baixo com mais de 4 cordas. rs.

  • Lindo texto Elton. Fui uma das amigas de muitos anos. Éramos muito próximos, sempre fazíamos questão de estar juntos. Foi da sétima série no Colégio Amapaense à nossa formatura em Direito pela UNIFAP. Chegamos a ensaiar em abrir um escritório juntos, mas eu já pertencia ao serviço público e o sonho dele sempre foi advogar. Construímos caminhos diferentes, cada qual com sua maneira de pensar o que as vezes nos levava a discordar um do outro. Mas Nilson sempre foi um irmão querido, pessoa que jamais deixarei de amar. Jamais. Obrigada por sua amizade Elton. Nilson era exatamente como você o descreveu, daquele tipo ame-o ou deixe-o e isso o tornava especial.

  • Conheci o Nilsinho através da Eliane Cantuária e imediatamente vi nele o amor por esses dois filhos e pela Aneliza. Não éramos amigos, mas sempre nos encontrávamos na hora de pegar os filhos na escola…fiquei chocada com a notícia e ainda não consigo acreditar…que ano foi esse? Quanta dor e triateza…que Deus conforte a família e os amigos😪

  • É, apesar de ser a coisa mais certa que acontecerá com cada um de nós, ainda fico absorto com a passagem do meu Irmão Maçom Nilson, sempre buscando me informar de seu estado através do Ewerton e Débora, fiquei muito feliz quando vou para casa.
    Agora ele voltou para casa do Pai!
    O Espírito prevalece sobre a matéria.

  • Agradeço de coração pelas palavras. Se passou 1 mês e aos poucos vamos tomando coragem de ler e ver tudo que se relaciona a ele. Desse jeito mesmo que vc descreveu Elton. Essa personalidade…mas uma pessoa incrível, um coração imenso…obrigada pelo carinho…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *