Vários problemas constatados: MP-AP inspeciona Unidade de Saúde de Tartarugalzinho

O Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria de Justiça de Tartarugalzinho, realizou nesta sexta-feira (16), inspeções na Unidade Mista de Saúde e Unidade Básica de Saúde (UBS) José Alves Meireles, todas naquele município. A ação, realizada pelo promotor de Justiça substituto Hélio Paulo Santos Furtado, objetivou conhecer a realidade do sistema de saúde pública local, a fim de impulsionar os procedimentos já instaurados no âmbito da promotora de justiça de Tartarugalzinho, referentes às deficiências nos serviços de saúde na cidade.

Durante a inspeção, o membro do MP-AP constatou diversas deficiências. Segundo o promotor de Justiça, a mais grave foi a ausência de material e equipamento para a feitura de exames de sangue básicos na Unidade Mista de Saúde.

Hélio Furtado detectou, ainda, outros problemas na diligência: a falta de equipamentos necessários para o uso dos profissionais, instalações antigas, necessidade de reformas e ausência de médicos especialistas.

De acordo com o promotor de Justiça, o Relatório de Inspeção será juntado no Inquérito Civil Público número 0000070-2015, para adoção de medidas necessárias com vistas à amenização do sofrimento dos usuários do sistema de saúde em Tartarugalzinho.

“Ao concluirmos a diligência, entendemos que é urgente e imprescindível que as mazelas constatadas no Sistema de Saúde de Tartarugalzinho sejam sanadas. É fundamental que o Estado e o Município assumam suas respectivas competências e atribuições para garantir o bem-estar da população”, enfatizou o promotor de Justiça Hélio Furtado.

Serviço:

Elton Tavares
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *