Veja como solicitar agendamento de mamografia e PCCU no Hospital de Amor, na Zona Norte de Macapá

Por Mariana Ferreira

O Hospital de Amor, na Zona Norte de Macapá, que trabalha na prevenção e tratamento de câncer, oferta diariamente 60 vagas para realização de mamografia e 50 para exames de papanicolau. Os procedimentos são voltados para mulheres entre 40 e 69 anos, ou de 25 a 64 anos.

Segundo a diretora do hospital, Rafaela Oliveira, dependendo da demanda diária não é preciso realizar agendamento, ou seja, a mulher vai até a unidade e realiza o exame no mesmo dia. Não é necessário ainda o encaminhamento médico.

No caso do PCC, critérios devem ser levados em consideração:

Está há três dias sem relação sexual;
Não está fazendo uso de pomadas vaginais;
Não está menstruada;
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h. A diretora informou ainda que a procura por atendimento é baixa. Ela relembra que a partir destes procedimentos é possível detectar cânceres ainda na fase inicial.

“Nós precisamos avançar na procura desses exames por conta da prevenção. As mulheres devem ficar atentas à sua saúde para a gente conseguir alcançar o objetivo do hospital, o diagnóstico precoce”, pontuou.

Em 2023, o hospital realizou 20 mil atendimentos, desses 200 foram diagnosticados com câncer e foram encaminhados para tratamento. A Sociedade Brasileira de Cancerologia recomenda que a cada um ano os exames sejam feitos.

Endereço Hospital de Amor
Rua Carlos Daniel, 456 – Infraero 2
Horário de funcionamento: 7 horas às 17 horas

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *