Velejadores do AP se preparam para primeiro campeonato de kaite surf


A Associação de Velejadores do Amapá (Avap) está nos últimos preparativos para a 1ª edição do ‘Kaite surf no Meio do Mundo’, que será realizado nos dias 14 a 16 de novembro, ao lado do trapiche Eliezer Levy, na orla de Macapá. A expectativa da entidade é receber mais de 60 velejadores locais e vindos do Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e da Guiana Francesa.

O objetivo é recrutar novos atletas para consolidar a prática no Amapá, a qual tem crescido na nos últimos sete anos. De acordo com o presidente da Avap, Elinton Franco, são cerca de 50 velejadores locais registrados na associação.

– Nossa meta é descobrir talentos que possam representar o Estado em competições nacionais. Muitos velejadores têm a agenda corrida durante a semana e praticam o kaite surf como hobby ou nas horas vagas para exercitar o corpo – diz Franco.

No último dia 13, a Associação organizou uma prévia do campeonato de novembro, com o ‘1º Downwind 2013 no rio Amazonas’, abrindo a temporada de ventos fortes, que atuam como fator necessário para a prática do esporte.

Além do viés competitivo, o evento terá debate junto à sociedade e comunidade acadêmica sobre o cenário de poluição na orla do Rio Amazonas, local onde acontecem as provas.
– Nosso esporte é 100% ecológico e não utilizamos nada, além da vontade da natureza para praticarmos o nosso esporte. É importante conscientizarmos os velejadores, cidadões em geral e o poder público sobre a importância da preservação dos nossos recursos naturais – assegura Elinton Franco.

Com apenas uma prancha e uma barra presa com fios na cintura para controlar a pipa,  o velejador realiza as manobras radicais que impressionam quem assiste. Outro ponto de destaque são as pipas no ar que dão um colorido e beleza no céu, chamando atenção das pessoas que transitam na orla do Amazonas.

As inscrições para o evento abrirão a partir da segunda quinzena de outubro. Os interessados deverão entrar em contato com a Avap.

Serviço:

Associação de Veladores do Amapá (Avap)
Fones: (96) 8101-7980
             (96) 9157-6319
*Cassio Albuquerque com orientação do editor Gabriel Penha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *