“Vem pro museu. Valorize, que é nosso”: Campanha para incentivar visitação e valorização do Museu Sacaca

A campanha “Vem pro museu. Valorize, que é nosso” será lançada na próxima quinta-feira (22), no Museu Sacaca, com programação que prossegue até 23 de março.O objetivo é estimular o aumento das visitações ao Museu e valorização do monumento, símbolo da cultura do povo amazônida.

A campanha possui uma vasta programação, que prosseguirá até a sexta-feira, 23, com visitas monitoradas, inauguração do Memorial Sacaca, visitações de alunos de escolas estaduais, apresentações culturais e artísticas, entre outros.

O Museu Sacaca

O Museu Sacaca é gerido pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa). Foi criado com o objetivo de disseminar e valorizar a cultura dos povos da Amazônia, através de espaços que demonstram e representam suas relações com o meio natural, o modo de vida dos ribeirinhos, índios, caboclos e quilombolas.

Sua estrutura física contempla 20 mil metros quadrados, e foi concebida para ser um espaço de histórias vivas, de forma a promover ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação, conservação do patrimônio global, desenvolvimento sustentável humano e do patrimônio cultural do Amapá.

Investimento

Para atrair cada vez mais o público, oferecer conforto aos visitantes e disseminar a importância deste patrimônio amapaense, foram realizados trabalhos de revitalização em vários ambientes do museu.

Passarelas são construídas e reformadas; o auditório Waldemiro Gomes passa por ambientação e higienização; a Praça de Alimentação está recebendo nova cobertura; o barco “O Regatão” está sendo revitalizado; o bloco pedagógico foi reativado; novas casas de índios construídas e o Memorial Sacaca será inaugurado.

Programação:

Quinta-feira, 22

9h – Visita monitorada com a presença do governador Waldez Góes, do diretor-presidente do Iepa, Jorge Souza, empresários, autoridades e jornalistas;

9h20 – Inauguração do Memorial Sacaca;

10h – Café da manhã para os convidados.

Sexta-feira, 23

9h às 12h – Visitação de alunos de escolas públicas ao museu;

9h às 12h – Apresentações de grupos de marabaixo, batuque, toada, capoeira, dança indígena, contação de histórias e poesias, pinturas e palestras;

14h às 18h – Visitação de alunos de escolas públicas ao museu;

14h às 18h – Apresentações de grupos de marabaixo, batuque, toada, capoeira, dança indígena, contação de histórias e poesias, pinturas e palestras;

18h30 – Show de cantores locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *