Vencedor do Nobel de Literatura 2016, Bob Dylan é um cara extraordinário!

21313585

Sabem aqueles dias que você acorda e dá de cara com uma notícia porreta? Hoje foi um desses pra mim. O cantor e compositor americano Bob Dylan foi anunciado nesta quinta-feira (13) como o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura 2016. Além de artista da música, para mim a mais nobre das artes, Robert Allen Zimmerman também é pintor, ator e escritor. A escolha se deu pela criação de “novas formas de expressão poética”, escritas pelo genial poeta.

Além do Nobel, Dylan venceu o Grammy 10 (DEZ) vezes. Ele também ganhou um Oscar, um Globo de Ouro e uma citação especial do Prêmio Pulitzer. Ou seja, tornou-se o único artista na história a reunir as principais premiações da música, literatura e cinema.

bob-dylan-001-768x216

Autodidata, ainda adolescente, aprendeu a tocar piano e guitarra sozinho. Iniciou a fantástica carreira artística em 1959, em grupos de rock e imitando Little Richard. Com canções de protesto, crítica social, românticas e até religiosas, do folk ao rock. Bob Dylan foi ícone da contracultura nos anos 60, ativista fervoroso, pacifista e ídolo de qualquer um que admira belas músicas e atitude.

Uma curiosidade: Bob tirou seu “Dylan” do poeta galês Dylan Thomas (1914-1953). Ele costuma dizer que: “Bob Zimmerman soava longo e pesado” e “Bob Dylan era menos sincrético”.

bob-dylan

Não dá pra calcular a magnitude de Dylan, muito menos explicar sua contribuição e influências para a música. São 55 anos de carreira, 65 discos nessa trajetória; aproximadamente 500 canções escritas; mais de 3.400 shows. Seu trabalho é algo quase paranormal. Centenas de livros já foram escritos sobre ele. Por falar nisso, Bob escreveu sua obra literária, intitulada “Tarântula”, com pouco mais de 20 anos. Sem falar que ele pintou quadros, desenhou e atuou.

Difícil explicar um cara desses. Dylan é tido como o maior poeta da história do rock and roll e um dos artistas mais influentes do nosso tempo. Ao longo de sua sensacional história, Bob Influenciou grandes nomes do rock americano e inglês nas décadas de 60 e 70. Em 2004, foi eleito pela renomada revista Rolling Stone o 7º maior cantor de todos os tempos e, pela mesma revista, o 2º melhor artista da música de todos os tempos. Só ficou atrás dos Beatles. Uma de suas principais canções, “Like a Rolling Stone”, foi escolhida como uma das melhores de todos os tempos. Em 2012, Dylan foi condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

img_news-0332334001457618330

Em 2004 foi eleito pela revista americana “Rolling Stone” o segundo melhor artista de todos os tempos, atrás apenas dos Beatles. Por tudo isso, o “Mr. Tambourine” é um homem extraordinário. Palmas para o cara que ele é foda!

Fontes: revistas, sites, papos de bar, programas da MTV e muuuita curiosidade sobre a obra de Dylan.

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *