VEPMA entrega cadeiras de rodas para práticas paradesportivas à Associação dos Deficientes Físicos do Amapá

A Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas da Comarca de Macapá – VEPMA, que tem como titular o juiz Rogério Bueno Costa Funfas, entregou três cadeiras de rodas adaptadas para prática de atletismo paradesportivo, solicitadas pela Associação dos Deficientes Físicos do Amapá. A entidade parceira se enquadra na regra fixada no Ato Conjunto nº 301/13-TJAP e os recursos, no valor de R$ 17.100,00, são oriundos da aplicação de penas e medidas alternativas.

A solicitação foi encaminhada à VEPMA pelo presidente da entidade, Fernando Pereira de Oliveira, em junho de 2017, apresentando as especificações técnicas do equipamento: estrutura em alumínio liga 6061; base do assento feita com as especificações do atleta; roda traseira aro 700, próprias para competições; roda dianteira 20X1 e pintura eletrostática. Na ocasião da entrega a VEPMA foi representada pelo servidor do TJAP, Rômulo Medeiros.

A prática paradesportiva de atletismo em cadeira de rodas trabalha habilidades remanescentes da pessoa com deficiência visando à inclusão do indivíduo para seu melhor desenvolvimento físico, mental e espiritual. As cadeiras serão utilizadas pelos melhores ranqueados e com melhor desempenho no esporte, bem como para incentivar iniciantes na prática.

Com o projeto “Atletismo para Cadeirante”, a entidade possibilita aos atletas cadeirantes sua participação em diversas modalidades de competições, alterando paradigmas em relação à pessoa com deficiência física e promovendo a inclusão social e o desenvolvimento humano por meio da prática de atividades físicas coletivas.

Na análise da pertinência e viabilidade do projeto, a VEPMA considerou a iniciativa acertada e de caráter imprescindível, por objetivar a integração e a prática paradesportiva. Considerou ainda que as demandas do projeto criam oportunidades para aqueles que não possuem condições de competir por falta de equipamento apropriado.

Assessoria de Comunicação Social
Bernadeth Farias
Jornalista/Assessora de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *