Virada Afro inicia nessa sexta-feira com shows, Feira do Afroempreendedor e outras atrações culturais

Nesta sexta-feira, 16, inicia a Virada Afro – Circuito Amapá Afro, que durante três dias vai reunir na orla de Macapá, elementos dos costumes afrodescendente relacionados à empreendedorismo e arte e cultura. Até o dia 18, a Feira do Afroempreendedor e os palcos serão a vitrine deste segmento. Ainda na programação, palestras e mesas de discussão.

Feira do Afroempreendedor

Sessenta quiosques irão abrigar os produtos vindos das comunidades tradicionais, que serão expostos e comercializados. Gastronomia, artesanato, literatura, artes plásticas, roupas, objetos de decoração, fotografia, bijuterias, produtos agrícolas, formam o corredor, que terá ainda a Tenda Mística, com jogos de búzios, carta, tarô e benzedeiras. O objetivo é incentivar o empreendedorismo, gerar emprego, fomentar o comércio destes produtos, e apresentar para a população um pouco dos costumes das comunidades afrodescendentes do Amapá, incentivando a valorização.

Conscientização e reconhecimento

O dia 16 inicia com o lançamento do projeto Conhecendo nossa História: Da África ao Brasil, a partir das 09h, no Palácio do Setentrião. Às 13h tem a mesa redonda “Conhecendo nossa história: da África ao Brasil”, seguida da mesa “Estratégias para implementação da Educação para as Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-brasileira”, e às 16h inicia a roda de diálogo sobre o tema “Racismo Institucional: Avanços e Desafios para a Valorização do Negro na Sociedade Brasileira”, com a presença dos ministros Gilberto Kassab e do presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira.

Shows artísticos regionais, internacional e com Dudu Nobre e Banda Araketu

Os palcos serão ocupados com grandes atrações que representam a cultura artística do Amapá e do Brasil. No Palco 1, shows com bandas Senzalas, Adail Júnior, Negro de Nós, Afro Brasil, e a atração internacional, de Caiena, Firts Class; com os artistas Zé Miguel, Ramom Frazelly e Amadeu Cavalcante; e ainda os shows nacionais com Dudu Nobre e Banda Araketu. O Palco 2 é exclusivo para as manifestações tucuju, com desfile de moda afro, apresentação de cultos afros e as comunidades tradicionais, trazendo o marabaixo, batuque, zimba e sairé. No Palco alternativo, tem capoeira, hip-hop e reggae.

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA

16 de Junho

09:00 – Lançamento do Projeto Conhecendo nossa História: Da África ao Brasil no Estado do Amapá, no: Palácio do Setentrião. Com a presença do governador Waldez Góes; deputado federal, Marcos Reátegui; presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira; coordenadora de Educação para as Relações Étnico-Raciais do MEC, Raquel Nascimento Dias; secretária de Educação do Amapá, Maria Goreth da Silva e Souza; secretário de Cultura, Dilson Borges; e secretária de Políticas para os Afrodescendentes, Núbia de Souza.

13:30 – Mesa Redonda: “Conhecendo nossa história: da África ao Brasil”. Como mediador, Vanderlei Lourenço, coordenador-geral do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra da Fundação Palmares; e a participação de Raquel Nascimento; Zezito de Araújo, professor de História da Secretaria de Educação de Alagoas e responsável pela implementação e implantação da Lei 10.639/2013 e 11.645/2008 e a Educação Escolar Quilombola na rede estadual de ensino de Alagoas.

14:30 – Mesa Redonda: “Estratégias para implementação da Educação para as Relações Étnico-Raciais e Cultura Afro-brasileira”. Como mediador, Vanderlei Lourenço, e participação de Eliane Boa Morte, coordenadora do Núcleo de Políticas Educacionais das Relações Étnico-Raciais de Salvador; e Annie de Carvalho, geógrafa vencedora do Prêmio cientifico “Menção Honrosa- CNPq-UNIFAP pelo artigo: Dinâmicas Territoriais em terras de negros na comunidade do Ambé-AP.

15:30 – Mesa de debate: Racismo Institucional: Avanços e Desafios para a Valorização do Negro na Sociedade Brasileira. Com a participação do presidente Erivaldo Oliveira, secretária de Inclusão e Mobilização Social, Nazaré Farias, e do secretário de Promoção da Igualdade, Juvenal Araújo.

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA

16 de Junho

16:00 – Abertura Oficial da Feira do Afroempreendedor

PALCO ALTERNATIVO

18h – Roda de Capoeira e Maculelê

PALCO 1

19:00 – Desfile de Moda Afro

20:00 – Banda Afro Brasil

21:00 – Grupo Senzalas

22:00 – Show de Dudu Nobre

PALCO 2

18:00 – Segmento de Matriz Africana

19:00 – Apresentação das comunidades tradicionais, grupos de batuque, Marabaixo, Zimba e Sairé.

17 de Junho

PALCO ALTERNATIVO

17:00 – Batalha de Hip-Hop

PALCO 1

20:00 – Amadeu Cavalcante

21:00 – Banda Negro de Nós

22:00 – Show Internacional com a banda Firts Class

PALCO 2

19:00 – Apresentação das comunidades tradicionais, grupos de batuque, Marabaixo, Zimba e Sairé.

18 de Junho

PALCO 1

19:00 – Zé Miguel

20:00 – Ramom Frazelly

21h – Adail Jr e Banda

22h – Banda Araketu

PALCO 2

19:00 – Apresentação das comunidades tradicionais, grupos de batuque, Marabaixo, Zimba e Sairé.

Mariléia Maciel
Assessoria de Comunicação – Virada Afro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *