Visita Guiada ao Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque

De 19 a 22 de janeiro do ano que vindouro, vai rolar o Programa Parques Amazônicos do Amapá 2017. Trata-se se uma visita guiada por profissionais especializados ao Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. O passeio turístico inclui Camping no Centro de Vivência Rústica, Alimentação, serviços de Guia de Turismo e Guarda Parque, transporte: Van e lanchas, trilha ecológica e seguro viagem. Com Autorização: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. O investimento é de R$ 700,00 e há somente 20 vagas.

O passeio turístico terá três etapas. A primeira com saída de Macapá para o município de Serra do Navio de carro, uma Van com capacidade para 20 pessoas, às 6h da manhã do dia 19. O percurso tem previsão de 3h30.

No segundo dia, com saída de Serra do Navio às 14h, os participantes irão em duas lanchas Motor 40HP, com capacidade para 15 pessoas cada, para o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. Essa viagem fluvial terá a duração de 4h, com chegado ao Acampamento no Centro de Vivência Rústica do Parque nacional Montanhas do Tumucumaque, prevista para as 18h.

No terceiro dia, os turistas e guias farão uma caminhada de 2h, com percurso leve de no máximo 2h pela trilha Copaíba, com aproximadamente 1,5 km. Neste passeio estará incluso o banho no Rio Amapari, palestra sobre o Parque e jantar regional a base de peixe. Em seguida, retorno de Serra do Navio para Macapá.

Foto: Brasil Turismo

Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque

O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque é o maior Parque Nacional do Brasil e uma das maiores áreas de floresta tropical protegidas do mundo, com uma área aproximada de 3.867.000 hectares. Esta Unidade de Conservação (UC) foi criada em 22 de agosto de 2002 e está localizada numa porção da Floresta Amazônica bem peculiar, com características únicas e ainda pouco conhecidas, na região conhecida como Escudo das Guianas, ao noroeste do Estado do Amapá. O órgão federal responsável por sua gestão é o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. O Parque abrange parte dos municípios de Oiapoque, Calçoene, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio e Laranjal do Jari; além de uma pequena porção do município de Almeirim, no Estado do Pará. O principal objetivo desta área é a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, que possibilitem a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico, que contribuam com a melhoria da qualidade de vida das populações de seu entorno.

Serviço:

Guia de turismo/Gestor Ambiental
Operadora Guia Norte Turismo
(96)98136-8882 fone e whatsapp
Email: [email protected]
Fotos: Marcelo de Sá e Gilson Torres e ICMBIO.

Elton Tavares, com informações do guia turístico profissional, Marcelo de Sá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *