Volta às Aulas com Teatro!


Iniciado em 2013, o projeto Volta às aulas com Teatro da Prefeitura de Macapá visa o atendimento da comunidade escolar de 80 escolas que compõe a rede de ensino público do municipal. Este ano o projeto retorna com novidades.

O Projeto é executado pela Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) e Secretaria Municipal de Educação (Semed) que organizam as ações culturais durante a semana de acolhimento das crianças, jovens e adultos nas escolas de Macapá e distritos.

A estimativa é que 29 mil estudantes e 150 artistas sejam atendidos. A Fumcult lançou edital de seleção para espetáculos teatrais e circenses, após análises minuciosas realizadas por uma Comissão de Seleção, compostas por representantes da Fumcult, Semed e Sociedade Civil, 15 propostas foram selecionadas.

Segundo Márcia Corrêa, Diretora da Fumcult, os artistas e produtores envolvidos serão convidados a participarem de um workshop ministrado por Fabiano Soares, também artista e produtor de amplo conhecimento nas questões culturais e pedagógicas. A iniciativa visa um maior impacto positivo das atividades culturais no meio educacional, destacou a diretora.

De acordo com o professor Josias Monteiro, Núcleo de Cultura – Semed, além de garantir a realização do “Volta às aulas com teatro”, este ano a prefeitura fez a seleção dos projetos por meio de edital público e ainda ofertará capacitação para os produtores e artistas que circularão nas escolas. 

O interesse do município em realizar essa edição do projeto Volta às aulas com teatro é de proporcionar momentos de alegria, diversão e entretenimento para a comunidade escolar, além de promover a sensibilização relacionada ao poder transformador e informativo dos espetáculos de teatro e circo, para o processo de ensino e aprendizagem, relatou Crisna Valente, Coordenadora do Programa Mais Educação, da Semed.

Conforme o cronograma estabelecido, a programação cultural que envolve apresentações de teatro e circo iniciará a partir do dia 24 de março, e se estenderá até o fim de Abril, em todas as escolas da rede municipal. 

(Texto: Paulo Rocha/Asscom Fumcult)
Fotos: Arquivo PMM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *