BACANA: “Zankerada na Baixada” leva cultura e inclusão social para os bairros periféricos de Macapá

Foto 1
Com pouco mais de um ano de existência, o projeto sócio-cultural Zankerada na Baixada, idealizado pelo cantor, músico e produtor cultural Fineias Nelluty, já percorreu diversos bairros de Macapá promovendo atividades artísticas, culturais e educativas nas comunidades de áreas mais afastadas do centro da cidade.

O nome do projeto é inspirado no ritmo criado por Fineias Nelluty que, segundo ele, envolve a mistura de estilos musicais caribenhos, amazônicos, da Guiana Francesa, Caribe, Pará e Amapá, formando uma sonoridade denominada “Amazon Caribean”, que é a cara do povo amapaense.

Foto 2

Em 2015, o projeto percorreu os bairros Buritizal, Congós e Zerão. Durante cinco meses, várias atividades foram realizadas e as famílias participaram de forma maciça das ações. A maioria dos participantes é formada de crianças e jovens, que viram na iniciativa uma oportunidade de mostrar suas habilidades durante as oficinas de hip hop, audições de novos talentos e nos concursos de bikes customizadas.

Em 2016, o projeto já possui um cronograma que já está a todo vapor. Uma vez ao mês as atividades são levadas para cada bairro que, durante uma semana, desenvolve o trabalho através do lazer, entretenimento, atividades artísticas e desportivas com a população. O primeiro bairro escolhido este ano foi o Canal do Jandiá, na zona norte de Macapá.

Foto 3

No encerramento de cada edição, os participantes tem a oportunidade de se apresentar e, de quebra, a comunidade ainda assiste gratuitamente ao show do “Rei da Zankerada” e a Banda Fuzaka, além de participações especiais de artistas convidados. Para não deixar a iniciativa perder o fôlego, Fineias Nelluty conta com o apoio de vários entusiastas da cultura local que abraçaram a ideia e apoiam esta causa.

Quer conhecer um pouco mais do projeto Zankerada na Baixada e sugerir que ele chegue até o seu bairro? Basta acessar facebook.com/zankeradanabaixada.

Carol Chaves

Fonte: ESTAÇÃO 708

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *