Artista mistura ficção e realidade em imagens criativas na internet

arte222

Por Fabiana Figueiredo

Transformar lugares simples em cenários fantásticos é a ideia do estudante de artes visuais Mário Fernando Oliveira, de 23 anos, que une fotografias e colagens digitais para criar outras realidades.

arte22“Quero que as pessoas entendam que não existe uma verdade absoluta. A intenção é fazer as pessoas pensarem nas diversas possibilidades de realidade. É o que eu tento passar com esse trabalho. Tiro uma foto real, mexo algumas coisas e já é outra realidade”, contou o estudante.

Com ajuda de um programa de edição de imagens, Mário Fernando cria as montagens e as imagens criativas chamam a atenção na internet. Ele disse que o trabalho é inspirado nas obras do artista Vik Muniz e na pop arte.

“Ele faz colagens com pedaços de revista e eu achei um processo interessante. artistamarioComecei então fazendo a colagem manual, depois fui testando em aplicativos do celular e em seguida tive a possibilidade de utilizar software de computador. Assim comecei a fazer algo mais elaborado”, falou o estudante.

Mário Fernando é acadêmico do curso de artes visuais. Ele contou que anteriormente, criava com imagens da internet, mas que, agora, começou a produzir materiais próprios, com a ajuda da fotógrafa Suanne Souza.

Em agosto de 2015, o artista expôs fotografias durante um evento cultural no Museu Sacaca, em Macapá. A primeira exibição do trabalho rendeu lucros com a comercialização de algumas fotos e encomendas, segundo falou.

 arte11“Minha intenção é fazer trabalhos de ilustração para compor capas de CDs, livros e revistas, por exemplo, desde que eu tenha certa liberdade criativa”, disse.

Mário Fernando falou quer poder ganhar público em outros estados.

“Pretendo fazer outras exposições em Minas [Gerais] ou em São Paulo a partir de 2016. Aqui [no Amapá] é mais complicado, acho que é perder tempo porque não tenho retorno nem financeiro nem emocional. Mas ainda quero aprimorar mais esse trabalho e planejar”, comentou Mário Fernando.

arte1

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *