Grupo quer celebrar o aniversário de Macapá com cultura na periferia

teatro

Por Fabiana Figueiredo

O projeto Parazinho, desenvolvido em uma área de periferia na Zona Norte de Macapá, está organizando uma celebração para o aniversário de 257 anos da capital, no dia 4 de fevereiro. Paralelo à festa que será realizada pela prefeitura em vários pontos da cidade, na Baixada Pará, no bairro Pacoval, agentes culturais do grupo Eureca, responsável pelo projeto, planejam um dia de programação cultural, com contação de histórias, peça teatral com as crianças da comunidade e mostra de cinema.

“Achamos que as comunidades pobres não são bem tratadas durante as programações do aniversário da cidade. Não parece que a festa é feita para todos os moradores. Achamos legal o respeito pelos pioneiros, mas vemos que há uma discriminação com quem vive nas ‘baixadas’. Pensando nisso, resolvemos fazer uma festa aqui, no meio da comunidade”, disse o agente cultural do projeto e integrante do grupo Eureca Joca Monteiro.

Além de celebrar o aniversário da cidade, os moradores também querem comemorar os 43 anos da Baixada Pará. “A partir disso, já tivemos mais ideias, como ter um bolo de 40 metros, com contribuição dos moradores e comerciantes da comunidade. Ele será servido na ponte, e será uma festa bonita, entre nós mesmos, servindo o bolo de forma organizada e com pouco recurso”, falou Joca.

Segundo ele, haverá na programação o lançamento de um curta-metragem sobre a Baixada Pará, filmado pelos próprios moradores.

O projeto Parazinho é gerenciado pelo grupo Eureca, que realiza atividades há 8 anos no Amapá. O projeto tem como proposta principal o incentivo à leitura na comunidade carente, que atende de crianças a adultos. O grupo já ganhou prêmios do Ministério da Cultura (MinC) para continuar com os trabalhos realizados na baixada.

Serviço

Festa de aniversário de Macapá na Baixada Pará
Dia: 4 de fevereiro
Hora: a partir das 8h
Local: Projeto Parazinho (localizado na passarela Ulisses Guimarães, na Baixada Pará)

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *