Artista Rosana Ricalde realiza exposição “Palavras Compartilhadas” na Galeria do Sesc Amapá

rosanaricalde2
Artista Rosana Ricalde

Por Maria Vaz

Inicia no dia 15 de maio às 19h na Galeria de Arte Antônio Munhoz Lopes, no Sesc Araxá a Exposição “Palavras Compartilhadas” da artista Rosana Ricalde/RJ. A exposição que é gratuita e de iniciativa do Departamento Nacional, faz parte do Projeto Arte Sesc, e ficará exposta até o dia 15 de julho.

O Projeto Arte Sesc, implantado pelo Departamento Nacional da instituição desde 1981 realiza mostras itinerantes de artes visuais em todo o país, favorecendo a difusão, o diálogo e a produção artística brasileira. O caráter contemporâneo faz-se presente nas diretrizes do projeto, o que proporcionou a inclusão da obra de Rosana Ricalde e, consequentemente, na composição do acervo Sesc.

A exposição estará em funcionamento de segunda à sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30 e está disponível para agendamento de visitação com mediação educativa e prática artística a partir do dia 18 de maio.

Dentro da programação do evento será realizado o Encontro de Ação Educativa: “Experiências Múltiplas – Exposição Palavras Compartilhadas” que terá como palestrante Lúcia Helena de Mattos/RJ. Que ocorrerá nos dias 13 e 14 de maio, nos seguintes horários 9h às 12h e 15h às 18h no auditório da Escola Sesc.

As inscrições são gratuitas para estudantes, professores e sociedade em geral. Os participantes ganham certificado com carga horaria.

Sobre a exposição

Rosana Ricalde atua desde 1994 em exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior. A artista realiza seu trabalho através de materiais de diversas texturas e efeitos para suporte de sua escritura, como a fita rotuladora e a areia, escolhidos de forma minuciosa.

“Palavras Compartilhadas” é uma forma de compressão da linguagem, usando a escrita numa perspectiva contemporânea, trafegando do literário ao visual, através da apropriação da artista sobre textos diversos, poéticos ou teóricos.

A mostra apresenta três momentos relacionais entre a escrita e três motivos – imagem, paisagem e construção textual – reunidos sob as séries intituladas “Contra poemas”, “Auto-Retratos”, “Provérbios”, “O tempo muda tudo”, “Mar Egeu/ Mar Vermelho” e “Os Manifestos”.

Os espectadores terão a oportunidade de perceber a visualidade e o poder da palavra ao longo dos tempos, além de aproximarem-se das influências ligadas aos processos criativos de Rosana Ricalde, como as vanguardas da arte conceitual e dos movimentos artísticos do século XX, o dadaísmo, a poesia concreta e o surrealismo, em uma flagrante confluência de elementos contemporâneos.

Serviço:

Contato de solicitações para agendamento de visitação com mediação educativa:
Telefone: 3241 – 4440 (ramal – 257)
email: [email protected].
Assessoria de Comunicação e Marketing
Email: [email protected]
Fone: (96)3241-4440 (Ramal 235) / (96)99134-0130
Site: www.sescamapa.com.br
Facebook: Sistema Fecomércio Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *