Hemoap inicia campanha para captar doadores de fator RH Negativo

HEMOAP

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) iniciou uma campanha para captar novos doadores, principalmente, para manter o estoque de sangue com RH negativo. O fator é raro entre a população e preocupa a unidade no que tange a média de abastecimento. A demanda maior está entre os tipos sanguíneos O-, A-, AB-, B-.

Segundo a chefe de Captação de Doadores, Marilda Ferreira, é necessário a manutenção de doações periódicas para atender, especificamente, pacientes que precisam de plaquetas, componentes do sangue que tem como prazo de validade apenas cinco dias após o colhimento. “A demanda cresce continuamente e precisamos manter essa periodicidade. Também não podemos só nos atentar apenas as doações pontuais, necessitamos de doares que tenham o comprometimento de manter o estoque seguro de todos os tipos”, destacou.

O sangue coletado é para atender principalmente as urgências de trauma, uma das maiores demandas do Hospital de Emergência (HE). Ainda segundo Marilda Ferreira, em relação às cirurgias de emergência o sangue de fator O- é o primeiro a ser solicitado do Hemoap. “Por se tratar de um fator sanguíneo universal, os médicos consideram o sangue que salva vidas”, lembrou Marilda.Hemoap inicia campanha para captar doadores de fator RH Negativo

De acordo com o levantamento da Fundação Pró-Sangue de São Paulo, apenas 9% dos brasileiros possuem o fator O-. A característica peculiar é que, mesmo ele sendo um doador universal, ele só poderá receber dele mesmo. Em casos de emergência, não há tempo para examinar a tipagem sanguínea, então de imediato o paciente recebe a bolsa O-.

Os interessados em doar sangue podem procurar o Hemoap de segunda a sexta-feira, nos horários das 7h30 às 12h, na Avenida Raimundo Álvares da Costa, no Centro.

Quem pode doar sangue

Toda pessoa saudável, com mais de 50 kg, entre 16 e 69 anos pode doar sangue. Menores de 18 com autorização dos responsáveis e maiores de 70 se forem doadores assíduos. O doador precisa estar descansado e alimentado. Antes de doar, a pessoa passa pela triagem clínica, onde é feito um questionário sobre a saúde e a vida da pessoa para tentar identificar todo o fator que deixa inapto temporariamente.

Fonte: Blog do Calandrini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *