“DE SACACA AO MARABAIXO, O BOI GARANTIDO COM OLHOS NO AMAPÁ” – Por @claudiorogerio_

O BOI GARANTIDO traz como temática para 2017, “MAGIA E FASCÍNIO NO CORAÇÃO DA AMAZÔNIA”. O tema de acordo com a comissão de artes do Boi, apresenta “o grito de alerta para salvar o verde da Amazônia diante da destruição cotidiana de gigantescas áreas de floresta e da proliferação de hidrelétricas que agridem e assoreiam os rios.”

Dentro deste contexto são inseridas várias culturas do coração da floresta amazônica e nele aparece o nosso Marabaixo sendo mencionado na toada “QUILOMBOLAS DA AMAZÔNIA”, levando para o mundo uma identidade pouco aparente dentro do Brasil, que é a “africanidade” dentro da Amazônia.

Ouça a toada no link abaixo:

Em 2016, o Boi Vermelho e Branco de Parintins se consagrou campeão do Festival trazendo como tema “CELEBRAÇÃO”, um enredo que mostrou a história de povos ancestrais que se miscigenaram, e formaram nossa gente, nossa arte e cultura.

Entra aí a figura típica regional de nosso Raimundo dos Santos Souza, o nosso SACACA, que inspirou o artista da ilha Tupinambarana a compor a temática dentro de um conjunto alegórico.

No argumento do enredo, a comissão de arte do Boi diz que “SACACA”, “representa para os caboclos curadores de Parintins não um ser humano, mas uma manifestação do espírito ancestral de antigos pajés que podem assumir diversas formas: de gente, bicho, planta, ou de outras formas não perceptíveis ao olho humano.”

MESTRE SACACA virou até toada, ouçam no link abaixo:

https://soundcloud.com/search?q=caboclo+sacaca

Um dos grandes embaixadores em Parintins da cultura Tucuju, é Sandro Conceição, militante do segmento da toada há anos, e tem no Amapá o Grupo Amigos da Toada, representante oficial do Boi Garantido por aqui.

Sandro, sempre leva em sua bagagem, uma gengibirra, um tambor de batuque e marabaixo, além de nossa rica história.

O Amapá visto pela arte! é isso aí

Vai que um dia o MAIS QUERIDO DO MUNDO, O BOI GARANTIDO resolva homenagear o nosso Estado?

Parintins já mandou sinal de fumaça e recebemos com carinho.

Valeu Garantido.

Cláudio Rogério
Jornalista e militante cultural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *