Escritores amapaenses poderão receber apoio através de Editora Estadual

A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei nº 186/15, de autoria do deputado Pedro DaLua (PSC), que atende uma antiga reivindicação dos escritores amapaenses: a criação de uma editora estadual.

A proposta, de natureza autorizativa, é fruto de uma solicitação enviada por escritores amapaenses através da Associação Amapaense de Escritores (Apes), entidade que existe desde 1989 e que agrega grandes nomes da literatura local e regional.

A Editora Estadual terá como objetivo fundamental selecionar, orientar, publicar e divulgar obras literárias inéditas de escritores amapaenses, priorizando autores sem condições econômicas para financiar suas próprias produções.

“Buscamos com esta propositura garantir o ingresso ao mercado literário aos escritores originários de uma classe social menos privilegiada e que, por conta disto, não têm condições de acesso à publicação de suas obras. Afinal, à periferia dos grandes centros urbanos, existe uma efervescência artística, com movimentos e artistas lutando por colocação e reconhecimento”, defende o deputado.

Pelo projeto, a ideia é criar as condições para o rompimento da barreira geográfica e cultural, permitindo que a produção artística chegue ao centro da exposição e da divulgação, por meio de um espaço coordenado e mantido pelo Poder Público.

Como o projeto é de natureza autorizativa, cabe ao Poder Executivo avaliar a viabilidade orçamentária para sua implantação, mas DaLua acredita na sanção já que os escritores tem merecido atenção da atual gestão.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Gabinete do Deputado Pedro da Lua (PSC/AP)
Assessoria de Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *