Federação de Surf na Pororoca quer fortalecer modalidade no AP em 2014


Promover a modalidade e formar os primeiros surfistas no estado são as metas da Federação de Surf na Pororoca e Esportes Radicais do Amapá (FESPERAP) em 2014. A entidade divulgou na terça-feira (7), o calendário para o primeiro semestre e dentre os eventos programados, está a realização de 13 excursões na região do Araguari e no município de Amapá, distante 302 quilômetros da capital.


De acordo com o presidente da Federação, Stanley Gomes, esses são os locais onde ocorrem as maiores ondas no estado, que podem chegar a 10 metros de altura e são rota de surfistas vindos de todo país.

– O Amapá faz parte da etapa do Campeonato Brasileiro e a cada ano tem recebido um número maior de surfistas vindos da regiões sul e sudeste do país. O objetivo da federação é fortalecer a modalidade entre os amapaenses  e revelar campeões – declarou.

Escolinha de Surfistas do AP

Outra meta da Federação é desenvolver um projeto social que busca ensinar o esporte para crianças carentes nas comunidades ribeirinhas. Segundo Stanley, a entidade atende cerca de 100 pessoas no município do Amapá e a pretensão é expandir o programa em Cutias e Macapá.

– Apesar do Rio Amazonas não receber a pororoca na orla da cidade, nós ensinaremos os fundamentos do esporte para que esses novos adeptos possam se preparar para surfar nas ondas de maior intensidade, que ocorrem no interior do estado – explica.


Apesar do crescimento da modalidade, a falta de apoio ainda é um obstáculo enfrentado pela Federação.

– Grande parte dos eventos que realizamos nos últimos anos foram sem nenhuma ajuda das autoridades. Devemos ter a consciência que esse esporte ganhou projeção internacional e potencial turístico para o estado e, se realmente tiver investimentos, todos ganham – finaliza.

Para mais informações sobre o calendário, os interessados deverão entrar em contato com a Federação.

Serviço:

Federação de Surf na Pororoca e Esportes Radicais do Amapá – FESPERAP
Presidente: Stanley Gomes
Fone: (96) 9111-2040

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *