Fefap anuncia preparativos para Festival Junino 2016

D

A presidente da Federação da Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap) Daiana Ronieli, junto com os presidentes de grupos juninos, anunciam os preparativos para a quadra junina de 2016, ainda neste mês de janeiro. Com mais de 100 grupos federados, a entidade iniciou o ano com calendário montado e os grupos, com os quadrilheiros ensaiando para garantir mais um festival em meados de 2016. No ano passado, a quadra junina voltou a ser realizada pela Federação reunindo grupos de todo o estado, com eliminatórias nos polos municipais e em Macapá.

No total, mais de 100 grupos das categorias Tradicional e Estilizados participarão do 7º Festival Junino, que nos meses de junho e julho acontecem em cinco polos municipais, com a participação de grupos de doze municípios. Após as eliminatórias municipais, os grupos selecionados vêm para a eliminatória estadu5al, em Macapá, que compreende as etapas Final e Semi-final. A volta das eliminatórias municipais foi uma reivindicação dos grupos, atendida em 2015, com a volta da Fefap para a realização do festival.

A presidente Daiana Ronieli explica que as eliminatórias iniciam em junho, mas em abril inicia a etapa de inscrição, confirmação, entrega de sinopse e histórico, avaliação da equipe de verificação das condições do grupo, e pré-festival nos municípios. Em maio acontece o concurso Garota Fefap, que elege a representante da quadra junina durante todo o festival. “Trabalhamos o ano inteiro para organizar a quadra junina e apresentar um espetáculo, que a cada ano vem mais bonito e colorido”, disse Daiana.

Daiana Ronieli (1)No ano passado as eliminatórias municipais movimentaram a cultura e economia nos polos, e em Macapá, na Cidade Junina, montada no estacionamento do Sambódromo, foram oito dias de eliminatórias com arquibancadas lotadas e comercialização de comidas e bebidas dentro e fora do espaço. “A quadra junina emprega ainda profissionais como costureiras, maquiadores, soldadores, estilistas, e uma série de trabalhadores que ficaram sem renda neste carnaval, e espera este período para melhorar a renda”.

Mariléia Maciel
Fotos: Márcia do Carmo
Assessoria de Imprensa da Fefap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *