Feira Cultural Universitária

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) abrirá hoje (25), no campus Marco Zero, em Macapá, a Feira Cultural Universitária. O evento, que encerrará no próximo sábado (27), visa difundir a cultura no Estado, por meio da música, artes cênicas, dança, e Literatura. A programação contará também com seminários e conferências, palestras, oficinas, workshops, exibição de filmes e mostras fotográficas. A programação, com entrada franca, será diária, nos turnos da manhã e tarde.

O evento, cujo formato não prioriza somente a vertente “festiva” da cultura, tem como objetivo mostrar, por meio do fomento discursivo entre seus agentes, uma melhor exposição de projetos do meio.

A Feira será uma rede de pequenos mercados autônomos, verdadeiros postos de trocas onde são encontrados, predominantemente, serviços e bens culturais. Trabalhando na perspectiva de laboratórios novos experimentos do sistema produtivo, assim como deve ser as práticas na universidade. As Feiras Culturais são organizações espaciais de atividades produtivas em diversos segmentos para o crescimento da oferta de produções locais, podemos tomar como exemplo a Feira da Música de Fortaleza, que esse ano realiza sua 8ª edição, a maior de todas.

Entendendo a música, as artes cênicas, as artes visuais e etc como produtos que devem ser mostrados ao públicos surge a necessidade de montarmos uma estratégia para atrair os cidadãos para um local de encontro com seus vizinhos. São mostras locais de cultura. É aglutinação dos movimentos artísticos locais, amadores, estudantes, trabalhadores e profissionais numa imersão de confraternização e troca de bens culturais. Espaço para a reflexão e a fomentação da criação e da produção local. Arte e cultura da vida são linhas que cruzam as Feiras.

No geral será ofertado ao público visitante um leque variado de espaços. Além de trazer autoridades de vários segmentos para participar de nossas mesas de debates e para ministrar oficinas também estaremos colocando a disposição os seguintes espaços:

MOSTRA DE ARTES CÊNICAS: programação de teatro, dança e circo com grupos locais e grupos de outros estados brasileiros. Os grupos se apresentarão em espaços como Anfiteatro, Cantina, área atrás da Reitoria e etc.

MOVIMENTOS CULTURAIS: Realização de Seminários e Conferências com a presença de diversos segmentos culturais no sentido de consolidar Fóruns de cultura, por exemplo.

PALCO MUSICAL: Mostra de musica instrumental, grupos de reggae, grupos de rock, grupos de Hip Hop, cantores e compositores, tenda eletrônica e performances de artistas locais. O Palco Musical acontecerá todas as noites, seqüenciando a programação teatral. Será mostrada a diversidade de sons, ritmos e valores culturais musicais.

ESPAÇO DE ARTES VISUAIS e FOTOGRAFIA: espaço de construção e formação de opinião, debates, palestras, oficinas, workshops, vivências, exibição de filmes, e exposições fotográficas. A programação será diária, nos turnos manhã e tarde com debatedores, professores, oficineiros, artistas e público em geral. Serão utilizados espaços diversos como corredores da universidade, salas de aula, Hall de entrada dos prédios, áreas abertas, etc.

ESPAÇO DA LITERATURA: Destinado a saraus literários, leitura literária e dramática, vendas de livros, sebos, lançamentos de obras, oficinas, conversas e debates sobre literatura.

Fonte: Organização da Feira Cultural Universitária



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *