Fumcult divulga lista das iniciativas culturais que integrarão a Semana Santa


A Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) divulgou nesta quarta-feira, 9, o nome das vinte (20) iniciativas culturais selecionadas no edital da Semana Santa 2014, dentre as 29 iniciativas inscritas.

O Edital da Semana Santa foi lançado em 28 de março. Passada a fase das inscrições, uma Comissão de Seleção avaliou as propostas dos espetáculos, considerando os itens: qualificação dos profissionais, qualidade técnica, plano estratégico de divulgação, alcance do público e tempo de experiência do grupo. Integraram a comissão de avaliação os representantes do Setor Cultural: Amadeu Lobato (Diretor de Teatro), Alice Araujo (Professora de Artes Visuais), e Josias Monteiro representando a Fumcult.

Segundo o produtor da Cia. Santarte, formada por jovens do bairro Jardim Felicidade, Márcio Aires, o espetáculo apresentado por sua companhia vem sendo desenvolvido desde 2005, mas este ano, os atores usarão equipamentos que visam à melhoria das inserções musicais no espetáculo. “Nosso trabalho envolve música, dança e teatro. Somos 80 profissionais envolvidos na apresentação, que conta a história bíblica de Jesus Cristo. A apresentação será na arena esportiva do bairro”, informa.

O presidente do Grupo Teatração, Pedro da Silva, destacou que o edital orientou a elaboração do projeto apresentado à Fumcult, assim como ajudou na organização das ações propostas para esta Semana Santa. “No edital anterior, que selecionou as propostas para o ‘Projeto Volta às aulas com Teatro’, não fomos selecionados, então nos dirigimos a Fundação, onde os técnicos apontaram nossas falhas e mostraram alternativas para que o projeto atendesse às exigências do edital e nos incentivaram a novas tentativas. Assim, para a Semana Santa, fizemos um projeto mais elaborado e esse processo está nos ajudando a participar de outras seleções, tanto estadual como federal”.

Para o produtor Márcio Aires, do Santarte, o edital fomenta a cultura, possibilita a realização dos eventos, garante direitos, e aproxima a cultura do cidadão, além de possibilitar a concorrência mais justa entre os grupos. “Precisamos de incentivos e recursos para podermos realizar nosso trabalho. A cultura aqui no estado ainda não nos possibilita vivermos dela, por isso, editais como esse nos ajudam a fazer o espetáculo, os recursos são poucos e ainda sofremos discriminação. Os artistas são trabalhadores também e merecem respeito”, disse.

Este ano, a Fundação Municipal de Cultura inseriu os editais culturais para garantir o incentivo e promover a sistematização dos recursos disponibilizados aos produtores locais. “Além disso, oficinas de capacitação estão previstas neste Projeto de Semana Santa 2014, para que o setor cultural possa apresentar propostas cada vez mais consistentes ao município, que por sua vez poderá ampliar o fomento conforme a demanda da cadeia produtiva, destacou a diretora presidente da Fumcult, Márcia Corrêa.

As apresentações da Semana Santa acontecem no período de 14 a 20 de abril, em espaços públicos como praças e ruas, acessível a todos.

Veja o resultado do processo seletivo em:

Pérola Pedrosa – Asscom PMM
Fotos: Paulo Rocha e Arquivo Fumcult

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *