Hoje é o Dia Nacional do Guia de Turismo

EuRichardeVampiro

Hoje, 10 de maio, é o Dia Nacional do Guia de Turismo. Na história antiga (com registros de por volta de 440 a.C., quando foram referenciados em histórias de Heródoto), alguns homens tinham a função de auxiliar o exército a atravessar ou instalar-se no território inimigo. Eles deveriam orientar os soldados sobre o terreno, conseguir acomodações, ser intérpretes, arranjar suprimentos, meio de transporte, entre outros. Ou seja, funções ainda semelhantes às dos guias de turismo atuais.

A única profissão na área do Turismo regulamentada por lei é a do Guia de Turismo (Lei nº 8623/93). Ou seja, as pessoas que têm interesse em trabalhar como guia devem procurar cursos, em instituições de ensino, devidamente regulamentados pelo Ministério do Turismo.

Estes profissionais são fundamentais para a atividade turística em qualquer região, pois conduzem pessoas ou grupos pela cidade e interior nos principais pontos interessantes, históricos e belos da referida região. É aquele que recebe o turista, providencia o seu transporte para o hotel e os acompanha em visitas a locais de interesse histórico ou geral de uma cidade, fornecendo a eles informações e explicações durante o trajeto e prestando assistência quando for solicitada.

Nossa Macapá e o Amapá como um todo possuem um imenso potencial turístico que ainda será explorado de maneira correta, tenho certeza. Por isso, hoje homenageio a classe, em especial amo meu amigo de longa data, Marcelo Sá Gomes (nosso querido “Vampiro”), um trabalhador experiente na área. Parabéns aos profissionais!

Para celebrar a data, o Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas do Amapá (Cepap) da Universidade Federal do Amapá (Unifap), faz uns homenagem aos Guias de Turismo do Amapá.

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *