Mapa do Cinema Amapaense reúne informações e curiosidades sobre mais de 100 produções locais – Por @mslauramachado

Plataforma reúne curtas, longas, documentários e produções experimentais — Foto: Reprodução

Por Laura Machado

O audiovisual amapaense agora ganhou um espaço reunindo e trazendo detalhes e curiosidades das produções, desde as mais conhecidas até as últimas novidades. A plataforma ‘Mapa do Cinema’ já catalogou mais de 100 materiais criados no Amapá visando facilitar o acesso do público aos conteúdos, onde alguns deles podem ser assistidos.

A iniciativa surgiu em 2021 e foi criada pela equipe do Cine Perifa, projeto social que oferta oficinas educativas de cinema para estudantes e professores em todo o estado.

“Percebemos que não havia um lugar que reunisse informações sobre produções amapaenses, ou quando víamos um filme, era sempre tudo muito desencontrado. O mapa surgiu para reunir as informações que não estão em outros lugares”, explicou Jhenni Quaresma, coordenadora e responsável pela parte de pesquisa e criação do site.

O projeto ainda está em construção, mas já conseguiu mapear diversas produções até o momento, sendo: 2 longas-metragens, 18 médias, 102 curtas, 75 documentários, 29 ficções e 21 vídeos experimentais. A atualização é constante e traz detalhes sobre diretores, equipe técnica e elenco.

Cena do curta-metragem amapaense ‘Açaí’, que está presente no Mapa do Cinema — Foto: Jonathan Sansi/Divulgação

A coordenadora do projeto explica também que muitas produções não possuem todas as informações disponíveis, o que dificulta o trabalho da equipe e contribui para a demora na catalogação.

“Foi quase 1 ano de trabalho, porque teve um período longo de pesquisa […]. Entrevistamos produtores do cinema amapaense e fomos coletando todas as informações, mas o mapa ainda está em uma fase muito embrionária, pois alguns filmes ainda têm pouquíssimos dados”, detalhou.

Entre os listados do catálogo está o curta-metragem “Açaí”. A produção conquistou os prêmios de melhor curta-metragem nacional por júri popular e melhor trilha sonora original no 43º Festival Guarnicê de Cinema, um dos mais antigos e importantes do audiovisual brasileiro, realizado pela Universidade Federal do Maranhão.

‘Solitude’: animação feita no Amapá leva a busca pelo autoconhecimento às telonas — Foto: Tami Martins/Arquivo Pessoal

A animação “Solitude”, primeiro curta-metragem de animação produzido no Amapá com recursos da Agência Nacional do Cinema (Ancine), também está presente no Mapa do Cinema.

O objetivo é que futuramente o espaço possa encaminhar o público para as informações sobre os profissionais envolvidos nos projetos e a lista de criações de cada um deles.

Fonte: G1 Amapá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *