Morre Antônio Munhoz Lopez aos 85 anos


“O Amapá perdeu um dos seus mais amados educadores e o Brasil perdeu um cidadão do mundo”. Dessa forma o deputado Pedro DaLua classificou a notícia do falecimento do professor Antônio Munhoz Lopes, ocorrido no início da tarde desta segunda-feira, 22 de maio, de insuficiência renal.

O parlamentar esteve com o educador em fevereiro deste ano, quando ele completou 85 anos. DaLua e Luciana Gurgel foram autores, na ocasião, de moções de aplauso ao longevo educador.

Para DaLua, a lacuna deixada por Antônio Munhoz é irreparável pois o Brasil vive um momento de despedida dos grandes intelectuais, “a exemplo de Antônio Cândido, quando estudioso da língua que também partiu recentemente”.

O deputado propôs moção de pesar aos familiares de Munhoz e vai solicitar que o governador decrete luto oficial de três dias pelo falecimento do educador além de sugerir um minuto de silêncio em memória a ele na sessão desta terça-feira, 23.

Biografia

Antônio Munhoz Lopes nasceu no dia 10 de fevereiro de 1932, em Belém-PA. Filho de José Ayres Lópes e Izabel Munhoz Lópes. Chegou a cursar filosofia, foi seminarista, mas acabou bacharelando-se em Direito. Chegou ao Amapá em 1959 e ingressou no funcionalismo do Território, ocupando o cargo de delegado no antigo DOPS.

Antônio Munhoz Lópes exerceu inúmeros cargos e funções importantes, sempre se destacando pela inteligência, a sensibilidade e o carisma. Até hoje é o nosso maior epistológrafo, pois se corresponde pelo velho e bom Correio com pessoas do mundo inteiro. Anualmente, o professor Munhoz faz uma viagem internacional e visita museus, igrejas, monumentos históricos. Foi assim que adquiriu uma cultura humanística invejável. Tornou-se um verdadeiro globe-trotter, cujas memórias há muito são aguardadas por todos nós.

Em 1996 por iniciativa do deputado Lucas Barreto, Munhoz recebeu o título de Cidadão Amapaense.

Gabinete do Deputado Pedro DaLua
Assessoria de Comunicação Social

  • Boa tarde Elton.
    Li somente agora…estava a pesquisar sobre a galeria Munhoz, do SESC Amapá.
    Conheço o professor Munhoz, quando estive a expor em Macapá.
    Foi em 2004.
    Meu nome é Paulo Roberto Pugialli.
    Sou carioca… mas estou a viver na fronteira de SC com RS.
    Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *