No Amapá, Geração e Aventureiros levam o título da Garota Fefap 2015

Fefap

Por Jorge Abreu

O Arraiá no Meio do Mundo foi oficialmente aberto na noite de sexta-feira (6), no Theatro do Samba, no bairro Laguinho na Zona Central de Macapá. A abertura ocorreu em grande estilo, com charme, beleza e desenvoltura das candidatas que concorreram ao título da edição de 2015 da Garota Fefap (Federação das Entidades Folclóricas do Amapá). Mais de dez mulheres disputaram o concurso.

O Garota Fefap é dividido em duas categorias. Uma representa as quadrilhas juninas estilizadas e outra as tradicionais. No grupo estilizado, a vencedora foi a bailarina Gabriele Brasil, de 25 anos, representante da quadrilha Geração Junina. O título foi considerado uma surpresa para candidata por causa do pouco tempo de preparação.

“Nós, do grupo Geração Junina, decidimos participar do Garota Fefap perto da data de encerramento de inscrição. Foi uma correria para a apresentação ficar pronta. Mas tudo deu certo no final”, comemorou.

Na escolha da Garota Fefap dos grupos tradicionais, a disputa foi mais acirrada. As quadrilhas Aventureiros do Norte e Sensação Junina empataram e a eleição foi para o sorteio.

A estudante Luana Carolina, de 16 anos, levou a melhor e conquistou o título representando a quadrilha Aventureiros do Norte, de Santana, a 17 quilômetros de Macapá. A vencedora ressaltou o incentivo da família para ganhar a disputa.

“Se não fosse o apoio da minha quadrilha, nada disso seria possível. Lutamos, não desistimos, e hoje vencemos”, avaliou.

Julgamento

Para a escolha da melhor representante da quadra junina, um elenco de jurados passaram por uma seleção. Ele avaliaram os critérios coreografia, indumentária, desembaraço, simpatia e temática.

Cada candidata teve cinco minutos para se apresentar dentro do tema escolhido e descrito na sinopse entregue para a organização do evento. Dez jurados avaliaram as concorrentes.

A modelo e bailarina, Carliene Sousa, foi uma das juradas. Ela ficou responsável pela nota de coreografia e explicou que para ter uma boa avaliação, a candidata deve ser carismática, inovadora e criativa na dança.

“Passamos por um mini-curso da Fefap, onde fomos preparados para fazer uma boa avaliação e eleger as melhores da quadra junina de 2015. As vencedoras tem que estar inseridas nos critérios de avaliação”, comentou.

Concurso

Essa foi a 7ª edição do Garota Fefap, organizado pela Federação das Entidades Folclóricas do Amapá. O concurso volta a ser feito após quatro anos parado. Na disputa de 2015, participaram 12 candidatas de quadrilhas estilizadas e quatro das tradicionais, representando os municípios de Macapá, Santana e Mazagão.

Foram premiadas as vencedoras das categorias estilizada e tradicional, com R$ 1,5 mil e R$ 800, respectivamente. Além dos prêmios em dinheiro, as vencedoras ganharam faixa e vão estampar a campanha de divulgação do festival junino em 2016.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *