Teatro das Bacabeiras comemora 27 anos e vai ter festa com ocupação cultural

Foto: Alex Silveira

O principal palco cultural do Amapá, o Teatro das Bacabeiras, completa 27 anos nesta quinta-feira (09) e a data será comemorada com programação que começa pela manhã e só termina à noite. Os festejos começarão com café da manhã no hall de entrada e exposição coletiva de artes visuais. À tarde as apresentações serão na escadaria, com música, teatro e dança.

A iniciativa surgiu da parceria da administração do Bacabeiras, hoje sob a gerência de Geovani Coelho, com diversos grupos de artistas locais e colaboradores do teatro, em especial o movimento Unidança.

“As pautas no teatro são disputadíssimas. Hoje pedimos que interessados em apresentar propostas faça o pedido com pelo menos dois meses de antecedência, porque o Conselho de Pauta avalia cada produção com carinho e responsabilidade. Estou à frente deste patrimônio cultural amapaense há cerca de dois anos e constatei que ele nunca passou por uma reforma profunda, que se faz urgente. Todos os setores culturais estão unidos para apoiar e impulsionar esta reforma e o Governo do Estado já está estudando, através da Seinf, a concretização deste serviço, tão aguardado por todos”, conta Geovani.

A estrutura pessoal do Teatro das Bacabeiras é formada pelo Conselho de pauta, formado por 10 conselheiros titulares, dois suplentes e o presidente; 04 técnicos (som, iluminação, técnica em geral); 03 pessoas na administração, o gerente, 08 serviços gerais e 2 vigilantes. É uma equipe enxuta, mas que dá conta do recado. “O bacabeiras só para na segunda-feira para manutenção e limpeza geral, mesmo assim tem vezes que é ocupado neste dia. Nosso foco é dar acesso ao artista local e continuar a receber as produções nacionais. Afinal, precisamos de todos para arrecadar recursos e manter o prédio”.

Em outra ponta, os próprios artistas que ocupam a casa e usam os espaços para ensaios e organização de suas produções entram com contrapartida ajudando a cuidar do Teatro. O Movimento Unidança, por exemplo, está reformando completamente a sala de dança. “Só falta pintar e instalar Central de ar, mas já estamos providenciando, e esse é um espaço que acolhe todos os inúmeros grupos e companhias de dança que integram o movimento, e também outros setores que necessitam de um espaço para ensaios, basta agendar”, explica Cleide Façanha, diretora do Graham Cia de Dança e uma das coordenadoras do Unidança.

Para a programação de aniversário, a união também fez a força. Acompanhe a programação:

Dia 09.03 (quinta-feira)

9h – Café da manhã no hall
10h – Abertura oficial da exposição coletiva de artes visuais
10h – orientação para emissão do DRT

Projeto Escadaria – A partir das 17h

– Banda de Música do Corpo de Bombeiros
– Música com as crianças do Projeto Bombeiros Mirins
– Apresentação circense com o palhaço Chumbinho (Trata-me com carinho), de Sandro Brito
– Dança: Grupo Jeté Cia de Dança, de Daysiane Batista
– Apresentação Audiovisual, com Marcelo Luz
– Grupos de dança Isadora Dunca, de Simone Barreto
– Música: Pop Funk, com Iran
– Músiva MPB: com Cristian Miranda
– Cia de Dança Anete Peixoto, de Anete Peixoto
– Ballet D’Paula, de Tatiane de Paula
– Graham Cia de Dança, de Cleide Façanha e Alícia Cunha
– Cia Jovem Agesandro Rêgo, de Agesandro Rêgo
– Roda de Capoeira Quilombo Brasil, da Unicap

No palco do Bacabeiras – às 19h

Peça Teatral Shirra – Teatro de Boteco, de Maurício Maciel

Mais informações:
Cleide Façanha – Telefone: 96 991294090
Assessoria de comunicação da Unidança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *