Técnica amapaense realiza oficina e palestra em Calçoene sobre arqueologia

Por Pérola Pedrosa

Levar e trocar conhecimento com a comunidade de Calçoene é o objetivo da técnica em arqueologia  Deyse França que estará nesta quarta-feira, 02, até a sexta-feira, 04, promovendo o evento “Arqueologia em Calçoene” que consiste em oficina e palestras sobre patrimônio arqueológico e o sítio do Solstício da região.

Com experiência na área, a profissional amapaense já trabalha há 8 anos no Núcleo de arqueologia do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), no Laboratório Peter Hilbert  e agora com trabalho independente desenvolve com apoio do Ministério da Cultura (MinC) e Fundo Nacional de Cultura, o evento que debaterá em conjunto com a comunidade o papel social da Arqueologia, as formas de compartilhamento dos resultados das pesquisas arqueológicas e os diálogos possíveis entre o público e as pesquisas, com o foco na gestão em comum do patrimônio arqueológico de Calçoene.

Será um dia de oficina e dois dias de comunicações voltadas ao público de estudantes, professores e demais interessados na questão do patrimônio arqueológico dessa Região do norte do Amapá. A oficina será focada para as crianças, com técnicas manuais de preparo da argila para confecção de peças com inspirações arqueológicas. Já as palestras serão para os professores e moradores e profissionais do setor hoteleiro.

“Esse projeto é um investimento importantíssimo do Minc no Amapá, e nossa arqueologia estava precisando muito. Vou abordar como tornar a arqueologia mais próxima dos moradores e que investimentos são possíveis pra torná-la rentável para o turismo”, ressalta Deyse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *