TRAVESSIAS – UM LABORATÓRIO CÊNICO E PERFORMATIVO

sleituraeureca111

TRAVESSIAS é um laboratório de teatro e performance que será realizado no espaço Tatamirô no centro de Macapá e no Recanto da Aldeia na Ilha de Santana. A produção da Cia Supernova de Teatro Experimental (AP) e Bando de Filhotes de Leão (RJ) será voltada para artistas de teatro, performance e pessoas interessadas na área com desejo de experenciar uma investigação artística baseada na percepção e sensibilização de si e em comunidade, através do jogo e vivência em diferentes espacialidades (internas, externas, naturais, urbanas, etc).

Em cada participante, a investigação perpassará caminhos de autopercepção, dilatação dos sentidos, aberturas para o jogo e estímulos à criação autoral e em coletivo. As experiências iniciarão na sala do Tatamirô e se expandirão para as florestas, rios e trilhas da Ilha de Santana, em Santana, percorrendo assim composições espaciais distintas enquanto superfícies de potencialização e inquietude para os processos criativos.

De acordo com Wellington Dias, coordenador das atividades, neste projeto o mergulho parte do indivíduo, dos sentidos vitais e instintos do corpo, da expansão energética e abertura pessoal para o relacionamento e desconcerto junto ao outro e o mundo ao redor. E, por esta via, se investigará materiais sugestivos à reinvenção de autobiografias como objetos, memórias pessoais/coletivas, sons, gestos, imagens, palavras e outras materialidades e questões intimamente ligadas ao universo poético e visceral dos participantes.

Ao decorrer desta imersão, se percorrerá pistas na descoberta de estados de presença, mobilizações internas e organicidade em ações capazes de interagir com a ideia de um “deixar-se” atravessar pelas paisagens e pelo mundo que está vivo, pulsante, poroso e em movimento dentro e fora da própria pele.

A experiência busca investigar pontes entre o íntimo e o universal de cada pessoa, na busca pelo essencial, pela urgência da ação enquanto ritual de si no espaço. Serão dias de mergulho e confronto com as próprias marcas, pulsações, elucidação de perguntas e silêncios no jogo e na relação investigativa da própria energia, dos múltiplos eus e atravessamentos oriundos da prática e mergulho a partir de si e do todo”, afirma Marina Beckman, produtora do projeto.
180px-Wellington_dias
Wellington Dias

Artista do Bando Filhotes de Leão (RJ). Atualmente pesquisa Performance Art- Direção Teatral no Rits School of Arts em Bruxelas, na Bélgica. Bacharel em artes cênicas, com habilitação em Interpretação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Ator em “The dark world speaks”, direção de Christiaan Mariman no ITS Festival Amsterdam, na Holanda e no Mayday Mayday Festival em Ghent, na Bélgica (2015), “Relicário” e “Beco do Bandeira”, direção de Sidnei Cruz, no Rio de Janeiro (2010). Contemplado com o projeto TECNO BARCA I e II no Rede Nacional Funarte de Artes Visuais (2011) e Premio Samuel Benchimol de Empreendedorismo Consciente do Banco da Amazônia (2012). Realizou a performance “ROLO” no MAXXI MUSEO NAZIONALE DELLE ART DEL XXI SECOLO, em Roma, na Itália à convite do Transnational Dialogue: Europa- China- Brasil (2014) e na Mostra (re) fluxus, performances pós almoço, no II Seminário Internacional Corpo Cênico na UNIRIO (2013). Performer na intervenção pública “EXISTIMOS” do Movimento Cidades (In)visíveis na Mostra In Cena Múltiplos Palcos do Oi Futuro – Rio de janeiro – RJ (2012).

Serviço

UM LABORATÓRIO CÊNICO E PERFORMATIVO

12, 13 e 14 de agosto/2015 (18h00 às 22h30)- Espaço Tatamirô (Centro- Macapá/AP)

15 e 16 de agosto/2015 (Acampamento de 30 h, inicio às 07h00 do dia 15)- Recanto da Aldeia- Ilha de Santana/ AP

Realização: Cia Supernova de Teatro experimental (AP) e Bando de Filhotes de Leão (RJ)

Apoio: Tatamirô Grupo de Poesia e CAPTTA – Coletivo de Artistas, Produtores e Técnicos em Teatro no Amapá

Informações/ Inscrições:
(96) 981348107
981167007
991291124
[email protected]
Investimento: R$ 100,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *