Três vivas para o Fernando Canto: viva, viva, viva! – @fernando__canto

10930026_766632073389826_7435023570067575323_n

Completar 61 voltas em torno do Sol muitos conseguem, mas poucos deixam a marca da genialidade, principalmente com essa característica acompanhada de simplicidade e paideguice. Assim é Fernando Canto, o branco mais preto do Laguinho, que nasceu no município paraense de Óbidos, mas ama o Amapá e a sua cultura muito mais do que a maioria dos amapaenses. Hoje é aniversário dele, o Mestre Barbonez.

Fernando é compositor, cantor, músico, jornalista, professor mestre rumo ao doutorado, poeta, contador de ótimas histórias, apreciador de arte, sociólogo, ícone da cultura amapaense, escritor “imparável”, boemista, cronista sem igual, blogueiro, marido da Sônia, amante do carnaval, biriteiro considerado, incentivador e autor da música amapaense, membro do Grupo Pilão, militante cultural e servidor da Universidade Federal do Amapá.

Canto é um dos meus heróis da escrita. Concordo com o poeta Obdias Araújo, que, quando se refere a Fernando, sempre diz: “o maior escritor vivo do Amapá”. Tenho a honra de ser amigo dele e de toda a sua família.

Fernando Canto é uma espécie de Forrest Gump do Laguinho, pois o cara conhece cada causo, história, ladrão de marabaixo ou personagem do bairro. Parece que sempre esteve lá, observando do alto do morro do sapo, como um zelador do pedaço de Macapá que mais ama.

Fico feliz quando ele telefona ou manda e-mail, sempre com muita humildade (rara em alguém tão brilhante): “Elton, enviei uma crônica. Veja se gostas e se gostar, publique no seu site”. Porra! É o Fernando Canto, mermão! Ele nem faz força para escrever um texto sensacional. Além disso, é um cara tranquilo, bem humorado, ponderado, coerente, justo e com um papo sempre agradável.

Mestre Barbowisk, que Deus (ou seja lá o nome do “sindico”) conserve sua saúde, amor da família e dos amigos. Que nunca o cure dessa loucura instigante e gentebonisse crônica que tens. Enfim, que sejas sempre esse cara fantástico, “abenetando” ou não, meus parabéns e feliz aniversário, querido Fernando!

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *