51ª Expofeira: Embrapa promove oficina de panificação a partir da mandioca e tapioca colorida

embrapa11

Uma das capacitações promovidas pela Embrapa durante a 51ª Expofeira Agropecuária do Amapá é na área de gastronomia e tem como tema “Panificação a partir da mandioca e tapioca colorida”. Será realizada na próxima quarta-feira, 4/11, no horário das 8h às 12h na Cozinha Experimental instalada no Pavilhão de Negócios. A Expofeira é realizada pelo Governo do Estado e Sebrae no período de 30 de outubro a 8 de novembro, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá (AP).

A oficina será ministrada pelo pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, Bahia), engenheiro agrônomo e um dos mais expressivos especiembrapa1alistas em mandiocultura no Brasil, Joselito Motta. Ele defende o uso de produtos derivados da raiz da mandioca, que é a matéria-prima da tapioca, em substituição a cereais como trigo e milho. Esta capacitação tem como público-alvo trabalhadores do ramo da gastronomia, especialmente da panificação, além de demais interessados em aperfeiçoar as técnicas nesta área.

Durante a programação, ele vai interagir com os participantes sobre a importância do uso da mandioca na alimentação, fabricação de beijus coloridos (variações da tapioca), pizzaiocas e pão com utilização da fécula da mandioca, inovações que surgiram a partir das pesquisas e dos experimentos realizados pelo pesquisador da Embrapa.

Pesquisador – O palestrante Joselito Motta possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (1969) e mestrado em Extensão Rural pela Universidade embrapa111Federal de Viçosa (1981). Tem 42 anos de atividade profissional, sendo 6 em Extensão Rural e 36 em Capacitação e Transferência de Tecnologia. Atualmente é pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa em Mandioca e Fruticultura Tropical, onde atua há mais d
e 30 anos, principalmente, nos temas Transferência de Tecnologias voltadas para a produção e Processamento e Agregação de valor a produtos da mandioca. Participa de treinamentos e consultoria em eventos nacionais e internacionais na área de gastronomia, com foco na panificação e aproveitamento da raiz da mandioca.

Dulcivânia Freitas, Jornalista DRT/PB 1063-96
Embrapa Amapá
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Macapá/AP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *