Prefeito Clécio recebe alunos para conhecer funcionamento da prefeitura

O prefeito Clécio Luís recebeu na segunda-feira, 29, uma comitiva bastante especial. Com o objetivo de conhecer sobre a história e o funcionamento da administração pública municipal, 24 alunos, entre nove e dez anos de idade, do 4º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual Santa Maria, no bairro Cabralzinho, sabatinaram o chefe do Executivo sobre tudo, principalmente, das atribuições de um prefeito.

Foi o encontro do futuro com o presente, bem diferente do que o prefeito costuma receber diariamente na sala de reuniões da prefeitura, onde aconteceu a agenda. Antes da chegada de Clécio, os estudantes estavam bastante ansiosos pelo momento. Todos de tão pouca idade, mas astutos em um objetivo: o de aprender. “Vou prestar muito atenção no que o prefeito responder, porque também quero ser prefeito de Macapá”, afirmou o aluno João Araújo, 10 anos.

A visita das crianças foi estimulada pela professora Elane Carneiro, como parte do aprendizado da disciplina de Geografia, e aconteceu, justamente, na data em que se comemora o Dia do Geógrafo, formação profissional de Clécio. Cada um dos estudantes chegou munido com uma pergunta específica, e a sabatina com o prefeito durou aproximadamente uma hora. Cada resposta era entregue à turma de forma didática, para que todos pudessem compreender bem todas as questões que envolvem a administração pública do município.

A cada resposta dada pelo prefeito, uma mensagem de conscientização era absorvida pelos alunos. Clécio explicou que cada munícipe tem também o papel de cuidar da cidade, com a certeza de que, como agentes multiplicadores de conhecimento, levarão a mensagem a cada membro de suas comunidades. “Isto é maravilhoso. Saber que o que eles aprenderam aqui será repassado a seus pais, irmãos, vizinhos, e, assim, os sensibilizamos sobre o papel fundamental que cada munícipe tem em cuidar de Macapá”.

“Achei importante quando ele [o prefeito] falou sobre a criação das leis e dos projetos que a prefeitura criará para a gente”, avaliou a aluna Liandra Paes, 9 anos. Clécio explicou como funcionam as leis, as secretarias municipais e o que é de obrigação de uma prefeitura e de um Governo Estadual, entre outros pontos. “Imaginem que a cidade é uma casa e cada cômodo é um pedaço de Macapá. Se pensarmos dessa forma, a gente então percebe que é preciso cuidar de cada canto para manter a nossa casa – a nossa cidade limpa, bem arrumada”, ensinou o prefeito. “E é nessa casa que todos nós moramos. Por isso, temos de cuidar”, completou João.

Dentre algumas explicações, havia sempre uma experiência pessoal vivida por um dos estudantes para exemplificar o que era respondido. Ao falar do trabalho da coleta de lixo, Clécio destacou, por exemplo, que cacos de vidro não devem ser despejados diretamente na lixeira, para evitar que os garis se machuquem. De pronto, o garoto Ruan Mateus, 9 anos, disse que aquilo dito era tão verdade, que chegou a relatar um fato vivenciado por ele. “Uma vez espalharam o lixo lá perto de casa e o vidros que ficaram no chão furaram o pneus de um carro, e ficou parado até trocar”.

Toda essa troca de experiência tem valor e significado especial para cada uma das crianças. A partir deste encontro, os alunos saem conhecedores de todo o trabalho que envolve a função que hoje é desenvolvida por Clécio, e conscientes sobre o seu papel na sociedade, além de estimular sonhos. “Quem sabe se daqui a menos de uma década um desses alunos não se torne um novo e próspero gestor municipal? Eles levarão esse encontro de hoje por toda a vida”, considerou a professora, vendo à sua frente o futuro carregado de esperança.

Júnior Nery
Assessor de comunicação/PMM
Contato: 98127-1559
Fotos: Rui Brandão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *