Moedas e Curiosidades – “Os Piratas do Caribe” – Por @SMITHJUDOTEAM

Por José Ricardo Smith

Quem nunca gostou de assistir um filme de piratas? Pois é, eu gosto e ainda assisto muitos filmes de piratas, e recentemente adquiri várias moedas espanholas de “Maravedís” da época dos piratas, algumas delas com “resellos” (carimbos) que modificavam o seu valor facial.

Os carimbos podem ser aplicados às moedas por vários motivos, tais como dar efeito legal à circulação de uma determinada região geográfica, certificar a autenticidade em circunstâncias onde abundavam as falsificações ou alterar o valor nominal por um motivo qualquer.

Um pirata é um marginal que de forma autônoma ou organizada em grupos, cruza os mares só com o intuito de promover saques e pilhagens a navios e cidades para obter riquezas e poder. O exemplo mais conhecido se refere os “Piratas do Caribe”, cuja época áurea, conhecida como “Época Dourada da Pirataria”, ocorreu principalmente entre os séculos XVI e XVIII.

O período em que os piratas foram mais bem sucedidos foi de 1660 a 1730, mas a partir de 1830 as marinhas dos EUA e das nações do Oeste Europa começaram a caçar e combater os piratas, o que levou a sua extinção. A pirataria floresceu no Mar do Caribe devido à existência de portos piratas como Port Royal na Jamaica, Tortuga no Haiti e Nassau nas Bahamas.

Os piratas tinham, por incrível que pareça, um código de conduta que os orientavam em diversas situações, e o criador deste código foi o pirata escocês Bartholomew “Black Bart” Robert em 1722, e as regras deveriam valer para todos os membros da tripulação.

“O Código Pirata”

1. Direito a voto – “Todo homem deve ter um voto igualitário nas questões no navio”.
2. Seja esperto – “Não roube de piratas. Quem for pego roubando, terá seu nariz e orelhas arrancados”.
3. Não aposte – “Ninguém deve apostar dinheiro nas cartas ou dados dentro do navio”.
4. Respeite os horários – “As luzes serão apagadas às oito da noite”.
5. Esteja pronto para a batalha – “Todo homem deve manter suas armas, facas e pistolas limpas”.
6. Nunca traga seu “affair” a bordo – “Nenhum garoto ou moça de fora será permitido a bordo”.
7. Seja leal mesmo na batalha – “Aquele que desertar o navio ou posto durante a batalha, será punido com morte”.
8. Faça seu ajuste de contas em terra firme – “Ninguém deve brigar a bordo do navio, cada rixa entre homens deve ser ajustada em terra firme, com pistolas ou facas”.
9. Perdeu um membro? Direitos trabalhistas – “Todo homem que perder um membro do corpo durante o serviço, deverá ter 800 moedas”.
10. Privilégios – “O capitão e o quartel-mestre devem receber, cada, duas partes de um prêmio”.
11. Dê uma folga para a banda – “Os músicos devem descansar no Dia do Sabbath.

* José Ricardo Smith é professor e numismático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *