Agroecologia, CAR e videoclipe ambiental são temas da Embrapa no 3º Simpósio Amazônico sobre Reforma Agrária, Desenvolvimento e Meio Ambiente

Cultivo agroecológico de hortaliças em Macapá_foto Elisabete Ramos

A Embrapa participa do 3º Simpósio Amazônico sobre Reforma Agrária, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Saradam), a ser realizado em Macapá (AP), de 9 a 12 de agosto deste ano, por meio de apresentação de experiências e metodologias em agroecologia, mesa redonda sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e oficina de videoclipe para trabalhos de temática ambiental. Vinculados ao Saradam, no mesmo período ocorrem os eventos 1º Encontro Estadual de Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial e 1º Encontro da Juventude da Floresta, Educação do Campo e Agroecologia, com atividades divididas nos ambientes da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Foram definidos como eixos temáticos Agroecologia e Movimentos Sociais, Educação do Campo e Desenvolvimento Rural.

Na terça-feira, 9/8, o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Amapá, Wardsson Lustrino Borges vai apresentar experiências e metodologias em agroecologia durante o 1º Encontro de Agroecologia, a partir das 14 horas, no auditório da Ueap. A participação da Embrapa prossegue no dia seguinte, às 14 horas da quarta-feira, 10/8, tendo a pesquisadora Ana Euler como uma das debatedoras da mesa-redonda “Cadastro Rural Ambiental: situação atual e ferramentas de monitoramento e controle social”, também no auditório da Ueap. A pesquisadora da Embrapa Rondônia, Vânia Beatriz Vasconcelos de Oliveira, será a facilitadora de uma oficina de videoclipe para trabalhos de temática ambiental, a ser realizada nos dias 10 e 11 de agosto, no período da tarde, na Ueap. Dirigida a estudantes das Escolas Famílias Agrícolas do Maracá e Carvão, localizadas no município de Mazagão (AP), acadêmicos de Licenciatura em Educação do Campo da Unifap e demais interessados, a oficina faz parte de uma metodologia de produção de videoclipe ambiental utilizando músicas de compositores da Amazônia, para fins de popularização da ciência florestal.

O 3º Saradam e eventos simultâneos são realizados pelo curso de Geografia da Universidade Federal do Amapá (Unifap), em parceria com o Sindicato dos Servidores Federais Civis do Estado do Amapá, Comissão Pastoral da Terra (CPT-AP), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA-AP), Incra Amapá, Embrapa Amapá, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e
Tecnológico (CNPq), Conselho Nacional de Seringueiros (CNS), SNJ, Rede das Associações das Escolas Famílias do Estado do Amapá, MAB e deputada federal Marcivânia Flexa (PC do B).

Serviço:

3º Simpósio Amazônico sobre Reforma Agrária, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Saradam)
Realização: Curso de Geografia da Unifap e instituições parceiras.
Período: 9 a 12 de agosto
Locais: Ueap e Unifap
Inscrição: R$ 20,00. Deverá ser pago no ato do credenciamento.
Certificado com carga horária de 40 horas.
Mais informações: 96-99124-7144.
https://saradam2016.blogspot.com.br


Dulcivânia Freitas, Jornalista DRT/PB 1063-96
Embrapa Amapá
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Macapá/AP
dulcivania.freitas@embrapa.br
Telefone: + 55 (96) 3203-0287 / 98137-7559

Compartilhe isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*