Cine Rock Apresenta: Metal: A Headbanger’s Journey


O Movimento Cultural Liberdade ao Rock vai realizar no dia 29 de março, às 19h, na Praça da Bandeira, Centro de Macapá, mais uma edição do projeto Cine Rock, com o filme “Metal: Uma Jornada pelo Mundo do Heavy Metal”.

O filme é um documentário de 2005 dirigido por Sam Dunn com Scot McFadyen e Jessica Wise. O filme mostra o antropólogo canadense Sam Dunn de 31 anos, que se tornou um fã de heavy metal desde os 12 anos. Ele viaja através do mundo para obter várias opiniões sobre o estilo musical de rock chamado heavy metal, incluindo suas origens, cultura, controvérsias e razões pelas quais ele é amado por tantas pessoas. O filme estreou em 2005 no Festival Internacional de Toronto e foi lançado em uma edição dupla em DVD nos Estados Unidos em 19 de Setembro de 2006.

O filme discute os traços e os autores de alguns dos muitos subgêneros do metal, incluindo a New Wave of British Heavy Metal, power metal, nu metal, glam metal, thrash metal, black metal e death metal. Dunn usa uma árvore genealógica (que aparece em vários momentos do filme) do tipofluxograma para documentar algumas dos mais populares subgêneros. Momentos de destaque incluem Dunn fazendo uma viagem para o Wacken Open Air festival, uma entrevista com o Dee Snider do Twisted Sister, que fornece uma análise da Associação de Pesquisa Americana voltada para música PMRC e uma entrevista com várias bandas norueguesas de black metal.

Uma continuação do filme intitulado Global Metal foi premiada no Festival Internacional de Bergen em 17 de Outubro de 2007, obtendo um limitado lançamento nos cinemas em junho de 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *