Defesa Civil em alerta sobre inundações em Macapá


A Defesa Civil de Macapá decidiu manter as equipes em alerta nos meses de março e abril por conta da possibilidade de alagamento na região central da cidade. O fenômeno é provocado pela combinação de chuva e maré alta do rio Amazonas.

Segundo a Defesa Civil a soma dos fatores climáticos podem elevar o nível do rio para 3,5 metros. A altura é considerada crítica para alagamentos no Centro da capital amapaense. 

O coordenador da Defesa Civil Municipal Maikon Vaz informou que as águas de março e abril são as maiores do ano no rio Amazonas, e como Macapá está no nível do mar, fica difícil dar vazão a água.

“É muito complicado essa água vazar para outro lugar, o que acaba provocando a inundação no Centro de Macapá. Atualmente estamos realizando o monitoramento das comportas”, disse Vaz.

As áreas mais afetadas por alagamentos são a orla de Macapá e do entorno do canal da Avenida Mendonça Júnior. As comportas do canal ainda chegaram a ser fechadas no último domingo deixando a inundação apenas com água da chuva, sem a da maré.

“A orientação é que os moradores do entorno dessas áreas elevem objetos pessoais ou deixem as casas porque não tem outra alternativa. Para resolver esse problema teria que refazer toda a estrutura de drenagem da frente da cidade”, informou o coordenador da Defesa Civil Municipal de Macapá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *