Devoção: Coordenação diz que 2 mil pessoas puxaram a corda do Círio de Macapá

Texto e foto: Abinoan Santiago, do G1 Amapá

Um dos símbolos dos promesseiros do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a corda, foi puxada por cerca de 2 mil fiéis em Macapá. É o que calcula a coordenação do evento. A corda, que possuía 300 metros, foi cortada ao fim da procissão, no Centro da capital, para ser distribuída aos católicos.

A corda dos promesseiros foi uma das novidades no Círio de Macapá, que completou 79 anos em 2013. Antes, os fiéis seguravam apenas a corda de entorno da berlinda onde fica a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, para percorrer os 4 quilômetros da procissão como forma de pagamento de promessa.

Mesmo sob calor intenso, que chegou a 31ºC, em Macapá, as pessoas disputavam cada lugar ao lado da corda.

A costureira Vera Cardoso, de 43 anos, usa a corda do Círio de Nazaré há 20 anos para pagar uma promessa alcançada. Ela teve que chegar às 5h30 para garantir o lugar na procissão, que começou por volta de 8h30.

“Todos os anos eu peço algo para Nossa Senhora e com muita fé eu consigo. Em 2012, por exemplo, eu pedi ajuda para pagar uma dívida muito alta  e acabei conseguindo”, contou a costureira.

O autônomo Cláudio Souza, de 49 anos, conseguiu um lugar privilegiado na corda do Círio de Nazaré, em 2013. Ele era o primeira a puxar o símbolo dos promesseiros neste ano.

“Essa corda representa tudo para mim. Há 16 anos eu participo do Círio segurando a corda. Comecei quando eu tive alcançado um pedido de cura da minha filha, que possuía asma”, relatou o autônomo, que vai ai Círio vestindo uma camisa com os dizeres “Yasmim, eu te amo”, em referência à filha.

Círio de Macapá 2013

A Polícia Militar calcula que o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Macapá, tenha mobilizado 130 mil fiéis, em 2013. O número é maior que o estimado pela PM, que esperava 120 mil pessoas na procissão. O evento é a maior festa religiosa do Amapá e acontece há 79 anos, com um percurso de 4 quilômetros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *