Diocese de Macapá faz inscrição para voluntários na festa do Círio de Nazaré

igreja2

A Diocese de Macapá, através da Comissão Organizadora da Festa do Círio de Nazaré, recebe inscrição para interessados em atuar como voluntários na festividade católica. É esperada a participação de cerca de 300 pessoas para ajudar nas atividades da programação deste ano.

As inscrições para o voluntariado podem ser realizadas na secretaria do Círio de Nazaré, localizada no subsolo da Catedral São José, no centro de Macapá. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, em horário comercial, e aos sábados, de 8h as 12h.

Segundo o responsável pela preparação dos voluntários, Jorge Figueiredo, os voluntários costumam ser fiéis devotos de Nossa Senhora de Nazaré que se colocam a disposição para ajudar na festa religiosa. A expectativa é que até o fim da primeira quinzena de setembro as vagas estejam preenchidas.

Os interessados devem ser maiores de 18 anos e irão atuar em duas comissões. Na Guarda de Nazaré, responsável pela segurança da berlinda que leva a imagem da Virgem, 150 vagas estão disponíveis exclusivamente para homens. Para as atividades de apoio a procissão (coletas, informações, socorro, etc.) homens e mulheres podem participar.

images (2)

Atuação

Os voluntários possuem um papel importante na programação do Círio de Nazaré, pois atuam como apoio nas principais atividades que antecedem o dia da procissão, dia 11 de outubro.

Estão sendo organizadas as visitas da imagem da Virgem de Nazaré as paróquias, as instituições públicas e privadas, o Círio Fluvial, a Trasladação, e os eventos posteriores como o Círio dos jovens, Círio das crianças e o Recírio. Em todas elas os voluntários destacam-se na organização e bom andamento dos trabalhos.

Preparação

No próximo domingo (06/09), nos Centro Diocesano de Pastorais da Diocese de Macapá, os voluntários participam de um momento de espiritualidade em preparação para as atividades da festa religiosa. A espiritualidade dos voluntários acontece no horário de 8h às 17h.

De acordo com a Comissão Organizadora, a participação nas reuniões preparatórias é importante, a fim de orientar e acerta os detalhes das ações. Os voluntários começam a atuar no dia 12 de setembro com o início das peregrinações.

Traslada_o_foto_M_RCIA_DO_CARMO
Foto: Márcia do Carmo

Círio de Nazaré 2015

O Círio de Nazaré 2015 terá como tema “Fazei isto em minha memória!” e o lema “Maria guardava tudo em seu coração”. Este ano a Eucaristia é representada no cartaz, tema e lema da festa e insere o Círio na preparação da celebração do Congresso Eucarístico Diocesano, em Maio de 2016.

Contatos para entrevista
Coordenação Círio: Padre Fábio Rogério – (096) 9-8140-2174
Peregrinação e Voluntários: Jorge Figueiredo – (096) 9-9971-2307

Informações
Geisiane Nascimento: (096) 99195-2407 – Rádio São José FM
Jefferson Souza: (096) 99139-0682 – Ascom/Círio 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *