Federação de Xadrez do Amapá realiza III Memorial Promotor Haroldo Franco

xadrezMP

A Federação de Xadrez do Amapá realizou, no último dia 28, na escola Santa Bartolomea Capitanio, o III Memorial Promotor Haroldo Franco, torneio em homenagem póstuma ao promotor de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), enxadrista premiado nas regiões norte e nordeste.

Este ano, o campeonato, realizado sempre no mês de setembro, contou com a participação de 23 enxadristas, de diversas categorias. Após três dias de competição e cinco rodadas, Liduino Júnior, bicampeão estadual de xadrez, conquistou o primeiro lugar.

“Foi uma ótima festa para o esporte no Amapá, com um razoável número de participantes. Liduino foi aluno do Haroldo Franco e é, hoje, uma grande potência”, ressaltou o vice-presidente da Federação Amapaense de Xadrez, Liu Kim Ferreira.

Manoel Everaldo da Paixão, presidente da Federação, afirmou que o desejo da entidade é cristalizar o memorial no calendário de atividades do esporte na região. “Nosso saudoso amigo Haroldo Franco, bicampeão do norte e nordeste (98/99), foi considerado, pelos maiores enxadristas do mundo, como um mestre do Xadrez. Embora não falasse russo, lia, escrevia e entendia muito bem o idioma, o que lhe ajudou nos treinamentos e desenvolvimento de sua técnica apurada. Foi, sem dúvida, nossa maior referência”, concluiu.

A promotora de Justiça Ivana Cei, irmã de Haroldo Franco, relembra que a paixão do irmão pela modalidade despertou muito cedo. “Ele começou a jogar ainda criança, com nove anos de idade, e não parou mais. Era apaixonado pelo xadrez, assim como por sua profissão. Dedicou-se igualmente às duas coisas, tornando-se essa referência no esporte e para todos nós membros e servidores do Ministério Público do Amapá”.

O III Memorial Promotor Haroldo Franco premiou, ainda, Josué Alves (2º Lugar), Richard Duarte (3º Lugar), Yuri Nascimento (Melhor Infantil), Aline Viana (Melhor Feminino), Paulo Silva (Melhor Jovem) e Victor Del Aguila (Melhor Veterano).

SERVIÇO:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616/(96) 8121-6478 Email: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *