Feliz aniversário, Esmeraldina dos Santos!

Gosto de parabenizar amigos em seus natalícios, pois declarações públicas de amor, amizade e carinho são importantes pra mim. Além disso, o Amapá precisa preservar, reconhecer e homenagear seus grandes nomes em todas as áreas de atuação. Esse texto, além de ser uma felicitação, é um momento de reconhecimento. Quem gira a roda da vida neste décimo primeiro dia de janeiro é a escritora Esmeraldina dos Santos e fica aqui nossa homenagem para essa amiga e autora de quem sou fã.

Sempre fui um jornalista comprometido com a cultura da minha terra e entusiasta da boa literatura produzida no Amapá. Esmeraldina é um exemplo pra mim, que também sou escritor e para outros aurores mais jovens, pois ela possui trabalhos literários de sua autoria.

Ela é também dançadeira de marabaixo do Grupo Raízes do Bolão, poeta, artesã e sambista. Sem dúvidas, uma artista que representa a cultura viva do Amapá.

Esmeraldina dos Santos, que nasceu no bairro do Laguinho, em Macapá, mas é moradora do Quilombo do Curiaú, também na capital amapaense, tem 61 anos. Ela é filha de Maximiano dos Santos (tio Bolão) e Francisca Santos (tia Chiquinha), ambos nascidos no Curiaú e reconhecidos mestres da cultura popular do Amapá já falecidos. A escritora estuda pedagogia e tem nas histórias de seus ancestrais sua principal fonte de inspiração. Por meio da produção literária revela a importância da valorização da cultura negra no estado.

Esmeraldina despertou para a literatura após voltar a estudar, depois de adulta. Repetindo a tradição de negros amapaenses que descreviam seu cotidiano nos “ladrões” (versos) de Marabaixo, ela escreve o dia-a-dia da família e de seu povo em livros e contos.

Não à toa, dá nome ao Troféu Esmeraldina Santos, prêmio que tive a honra de receber de suas mãos, durante o II Edição do Festival Literário de Macapá (Flimac), em 2023.

Dona Esmeraldina, querida amiga, que teu novo ciclo seja ainda mais paid’égua. Que sigas com sabedoria, coragem e que tudo que couber no seu conceito de sucesso se realize. Que a Força sempre esteja contigo. Saúde e sucesso sempre. Parabéns pelo teu dia e feliz aniversário!

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *